Categories: Emprego

Posso solicitar o cartão cidadão pela internet gratuitamente?

Share

Neste artigo, o NValores irá discorrer sobre uma das principais dúvidas do brasileiro, o Cartão Cidadão da CAIXA.

O Cartão Cidadão é um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal, exclusivamente para recebimento de benefícios sociais, como o PIS, Seguro Desemprego, Bolsa Família e FGTS.

Aqui no NValores já temos alguns artigos sobre estes temas, que poderão ser consultados para te ajudar a esclarecer melhor suas dúvidas sobre Cartão Cidadão e benefícios sociais.

Solicitar Cartão Cidadão pela Internet

Para solicitar o Cartão Cidadão, lembrando que não é um Cartão de Crédito, o cidadão deverá procurar uma das agências da Caixa Econômica Federal, ou entrar em contato pelo telefone 0800-726-0207.

Para solicitar o Cartão Cidadão pela Internet, esta opção ainda não está disponível. Portanto, cuidado com sites falsos, que prometem a emissão de Cartão Cidadão pela internet, pois eles podem indicar outros caminhos e até mesmo roubar seus dados, causando um prejuízo maior que a comodidade de realizar todo o procedimento online.

Documentos para Solicitar o Cartão Cidadão online?

A opção online não está disponível na Caixa Econômica Federal para emitir o Cartão Cidadão.

Os documentos que deverão ser enviados para a Caixa Econômica Federal, ou ainda, pelo telefone, são :

  • Carteira de Identidade; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); ou
  • Carteira Funcional, emitida por órgãos públicos onde a pessoa trabalha ou órgãos de classe; ou
  • Identidade Militar, emitida pelas Forças Armadas ou polícias militares; ou
  • Passaporte emitido, e quando se tratar de estrangeiro ainda a Carteira Nacional de Estrangeiro.

O cidadão ainda precisará informar o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – da Receita Federal, e o NIS – Número de Identificação Social – que é uma sequência numérica emitida pelo PIS ou PASEP, ou Bolsa Família.

Solicitar informações de Cartão Cidadão pela internet

Para a emissão de Cartão cidadão, a opção pela internet ainda não está disponível. O cidadão deverá procurar a Caixa Econômica Federal ou ligar para o telefone do Cartão Cidadão.

Já com o seu Cartão Cidadão, e número de NIS (PIS ou PASEP) em mãos, você poderá solicitar maiores informações pela internet através do site específico https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Neste site, você poderá ter acesso ao Seguro Desemprego, PIS, Benefícios como Bolsa Família, e saldo atualizado do FGTS.

Todas as operações são gratuitas, a Caixa Econômica Federal é apenas a administradora da rede de benefícios sociais do Governo Federal.

Solicitar Senha Cartão Cidadão para acesso a internet

O seu cartão cidadão possui, ou possuirá, duas senhas distintas.

A Senha do Cartão é a senha cadastrada na hora, pelo funcionário da Caixa Econômica Federal onde você recebe o seu Cartão Cidadão, e serve para saque de Seguro Desemprego e Benefícios Sociais em postos de atendimento automático e casas lotéricas.

Já a Senha Internet é emitida pelo site da Caixa, já listado https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS . Neste site, ao clicar e digitar o seu NIT (PIS ou PASEP), você deverá acessar o campo abaixo listado “Cadastrar Senha”, para cadastrar uma nova senha de acesso ao sistema.

Saiba mais sobre benefícios sociais

Para saber mais sobre benefícios sociais, como a emissão e utilização do Cartão Cidadão, e ainda, sobre mais informações tributárias, de crédito, financiamento e investimento, continue acessando o NValores, a sua melhor informação financeira.

Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt LinkedIn

View Comments

Published by

Recent Posts

Este site utiliza cookies.