Servidores Públicos: Será que o Banco do Brasil compensa?

Cada vez mais as empresas optam por pagar aos seus trabalhadores através de contas salário, uma vez que as mesmas oferecem diversos benefícios não só para o trabalhador como para a empresa.

Deste modo, os diversos bancos começaram a criar tipologias de contas salário com bonificações e taxas que sejam cada vez mais atrativas para que seus clientes se mantenham e não troquem de instituição bancária (ou para que nos clientes façam sua adesão).

Claro que estas alterações e benefícios não ocorreram só para os trabalhadores do setor privado. Os servidores públicos também tiveram a possibilidade de realizar a alteração.

Contudo, de forma a não perder seus correntistas o Banco do Brasil criou um leque de benefícios para que os servidores optassem por se manter no banco e não ir para outras instituições.

Será que compensa aos servidores públicos manterem-se no Banco do Brasil? Será isso que iremos analisar e esclarecer de seguida.

Será que ser correntista do Banco do Brasil é o melhor para os servidores públicos?

Pois bem, a verdade é que não podemos desde já dizer qual é a melhor opção para si, pois vai depender de inúmeros fatores.

Contudo, porque queremos que tome a melhor decisão e tenha consigo todos os fatos e dados relevantes, apresentamos-lhe de seguida as vantagens de continuar sendo correntista do Banco do Brasil (ou passar sua conta salário para lá).

As informações que iremos disponibilizar de seguida são essenciais principalmente se você é servidor no Estado de Belo Horizonte, Distrito Federal ou Paraíba. Descubra tudo.

1 – Servidor Público do Estado de Belo Horizonte

Se você trabalha em qualquer secretaria da Prefeitura de Belo Horizonte, saiba que o Banco do Brasil tem para si um leque de benefícios muito interessantes. Os principais são:

  • Pacotes de serviços gratuitos – Durante 60 meses você pode usufruir de forma gratuita de vários pacotes de serviços, sendo que os únicos excluídos são: pacotes dos tipos Ambiental, Fácil e Bompratodos, assim como Exclusivo Digital e Estilo Digital. Os 60 meses começam contando no mês seguinte ao primeiro pagamento realizado no banco
  • Cartão sem anuidade – Tenha isenção do valor da anuidade do cartão de crédito por 12 meses. Contudo, esta opção não é válida nas seguintes modalidades: Co-Branded, Universitário, Bônus Celular, Parcerias, Visa Infinite, MasterCard Black e Elo Nanquim
  • Personalização do cartão – Se você deseja ter um cartão de débito personalizado ao seu gosto, também é possível fazê-lo. De forma a não ter qualquer custo para si, deve fazer o pedido no decorrer dos primeiros 3 meses
  • Crédito Consignado e Imobiliário – Os servidores públicos que tenham sua conta salário no Banco do Brasil, dispõe também de condições especiais na hora de pedir um crédito
  • 10 dias sem juros no cheque especial – Se você for cliente Estilo, pode ainda beneficiar de 10 dias de pagamento sem juros no cheque especial
  • Seguro auto com 10% a 15% de desconto
  • Consórcio auto com taxas reduzidas

2 – Servidor Público do Estado da Paraíba

Se você é servidor público em qualquer cidade e secretaria do Estado de Paraíba, o Banco do Brasil criou também uma série de benefícios para si.

Conheça-os de seguida de modo a que possa ponderar de forma consciente se irá ou não manter-se como correntista do banco.

  • Consignado com as melhores taxas – Condições diferenciadas e com pagamento até 96 meses
  • Pacotes de serviços grátis por 5 anos – Se receber seu salário no Banco do Brasil, não irá pagar a tarifa das contas por 5 anos
  • Ourocard sem anuidade por 5 anos – Garanta seu cartão de crédito sem anuidade por 5 anos, e aproveite para ganhar pontos
  • Crédito imobiliário com taxas diferenciadas – Tenha acesso a taxas privilegiadas para comprar seu imóvel de sonho
  • Seguro auto com 10% a 15% de desconto
  • Cartão adicional sem anuidade – Pode colocar alguém como adicional sem pagar mais por isso
  • Consórcio auto com taxas reduzidas
  • Personalização do cartão – Se você deseja ter um cartão de débito personalizado ao seu gosto, também é possível fazê-lo. De forma a não ter qualquer custo para si, deve fazer o pedido no decorrer dos primeiros 3 meses
  • Usufrua de um aplicativo bancário para seu celular
  • 10 dias sem juros no cheque Especial

3 – Servidor Público do Estado do Distrito Federal

Se você é servidor público em qualquer secretaria do estado do Distrito Federal, saiba que o Banco do Brasil criou também para si alguns benefícios interessantes.

Conheça os mesmos de seguida.

  • Várias linhas de crédito – Se você procura um consignado ou qualquer outro tipo de crédito, irá encontrar o mesmo com condições especiais
  • Várias tipologias de contas – Você pode escolher entre uma ampla gama de variedade de produtos
  • Pode trocar pontos por benefícios especiais na aquisição de passagens aéreas ou outros prêmios que deseje
  • Ampla variedade de seguros – Tanto para si como para a sua família
  • Possibilidade de negociar dívidas sem precisar sair de casa
  • Pode fazer investimentos de forma segura e cómoda
  • Acesso a planos especiais para a providência.

Como fazer para garantir os seus benefícios?

Pois bem, para poder usufruir de todos os benefícios que o Banco do Brasil tem ao seu dispor, existe a necessidade de preencher, assinar e entregar o Termo de Opção Bancária (ou LOB – Livre Opção Bancária em que o cliente pode escolher o banco onde quer receber seus salários) o mesmo no seu banco.

Saiba que ao dar seguimento a este processo, o banco onde tem atualmente a sua conta salário não poderá cobrar nenhuma taxa ou exigir um tempo mínimo de manutenção de conta.

Tenha em mente que esta solicitação encontra-se abrangida pelas Resoluções nº 3.402, de 06/09/2006 e 3.424, de 21/12/2006, ambas do Conselho Monetário Nacional.

As mesmas impõem a obrigatoriedade de sua aceitação pela instituição recebedora dos créditos acima mencionados, no prazo máximo de cinco dias úteis, contados do recebimento dessa solicitação (Res. CMN 3.402/2006, art. 2º).

É importante frisar que todas as vantagens e benefícios apresentados ao longo deste artigo são da inteira responsabilidade do Banco do Brasil, por isso, não nos responsabilizamos por alterações que possam ser realizadas.

Agora que você já sabe quais são os benefícios dos servidores públicos em serem clientes do Banco do Brasil, está na hora de você analisar e perceber se as vantagens que tem atualmente são ou não mais significativas do que aqueles que o banco lhe pode oferecer.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt