Quando devo refinanciar minha casa?

Assim como em qualquer outro contrato de empréstimo, refinanciar seu imóvel é uma decisão que deve ser tomada levando-se em conta vários fatores. Aqui, nós, do Nvalores, vamos expor para você alguns aspectos que irão te ajudar nessa importante decisão.

Quando sei que é hora de refinanciar meu imóvel

Como dissemos em outros artigos aqui no site, o refinanciamento de imóvel é um contrato de empréstimo, no qual a sua casa é dada como garantia do pagamento das parcelas contratuais.

Para este contrato, os bancos oferecem taxas de juros mais baixas, e um prazo de pagamento mais longo que outros contratos. Isto porque existe uma garantia real do contrato, a sua casa. Em caso de inadimplência, o banco pode, em caso extremo, leiloar o seu imóvel para quitar o financiamento.

O NValores acredita no crédito responsável. Por isto estamos aqui para poder prestar a consultoria necessária para a sua situação financeira e suas finalidades.

  • Investimentos

Você tem o sonho de abrir o seu próprio negócio. E já procurou algum tipo de financiamento, mas bancos e financeiras não estão atendendo às suas necessidades com os empréstimos mais corriqueiros. Então, a depender do capital inicial necessário para abrir ou expandir a sua empresa, o refinanciamento de imóvel consiste em uma boa opção.

Com taxas de juros mais baixas, prazo de abatimento do contrato mais longo, e ainda, possibilidade de desconto em caso de quitação antecipada, refinanciar seu imóvel pode te ajudar a realizar a quantia necessária para investir em sua empresa.

Neste caso, tenha em mente que o refinanciamento de imóvel não pode, por lei, comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal.

  • Refinanciar sua casa para reforma

Você já realizou o sonho da casa própria. E pretende fazer mais. Pretende reformar sua casa, ampliar, realizar mais conforto para sua família. Mas as opções atuais pesam no orçamento, sejam nas taxas de juros – muitas vezes abusivas – do cartão de crédito, ou do pouco prazo oferecido pelo banco para financiamento de materiais de construção ou crédito pessoal.

Neste caso, o empréstimo com garantia em imóvel pode ser uma boa opção. Esta opção de financiamento tem prazo mais longo de abatimento. Assim, ao refinanciar seu imóvel, você pode transformar uma dívida em um investimento, já que vai agregar valor à sua casa. E com isso, lucrar ainda mais em uma possível venda futura, ou então oferecer mais conforto a você e sua família.

  • Alternativa ao crédito imobiliário

Recentemente, o Governo Federal anunciou que os recursos para crédito imobiliário pela Caixa Econômica Federal deverão sofrer cortes. A burocracia e os juros podem aumentar, e o limite de crédito disponível diminuir.

Se você deseja adquirir outro imóvel como investimento ou para aluguel, ou ainda, pretende reformar ou construir outro imóvel para estas finalidades, refinanciar a sua casa própria pode ser uma boa opção. Apesar de as taxas – neste momento – serem um pouco mais altas do que as do crédito imobiliário, a rapidez e facilidade na concessão do empréstimo são pontos positivos.

Por isto, o refinanciamento de seu imóvel pode ser uma alternativa ao crédito imobiliário. O comprometimento de renda familiar é o mesmo, e o prazo de quitação do empréstimo também é extendido.

  • Solução de dívidas

Se a sua casa própria já está quitada, em seu nome, com a documentação correta, você nem deve pensar mais que duas vezes para refinanciar seu imóvel, se o seu objetivo é solucionar outras dívidas.

Os juros de produtos financeiros como crédito de capital de giro, cheque especial, cartão de crédito, crédito pessoal pré-aprovado são abusivos. O custo efetivo total – soma de juros, taxas e impostos- para estas linhas de financiamento muitas vezes ultrapassa 300% ao ano.

Além de reduzir os juros, e por consequência, o total de sua dívida, o prazo de pagamento é maior. Refinanciar sua casa ainda tem a vantagem de unificar todas as suas dívidas em um único contrato, com parcela fixada, o que facilita o gerenciamento de sua vida financeira, e permite uma maior tranquilidade.

Como posso pedir o refinanciamento de minha casa

O NValores possui relacionamento com vários bancos e financeiras, que oferecem o empréstimo com garantia de imóvel – também conhecido como home equity ou refinanciamento de imóvel.

Nos procure, para uma assessoria especializada, que iremos oferecer a melhor solução caso o seu objetivo seja o de refinanciar o seu imóvel. Iremos indicar o contrato com taxas de juros competitivas e prazo de pagamento confortável, para tranquilizar a sua situação financeira e atingir os seus objetivos.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt