Preciso refinanciar um imóvel quitado

Quando você já possui um imóvel, quitado ou não, o refinanciamento de imóveis pode ser uma alternativa quando precisa de crédito com um bom prazo de pagamento.

Quando preciso refinanciar o imóvel?

Você precisa contratar este empréstimo, também chamado home equity, quando está com dívidas de juros maiores, quando precisa aliviar sua situação financeira, quitar um empréstimo ou então quando precisa de dinheiro para investir em seu próprio negócio.

Como sei se o imóvel está plenamente quitado?

Muitas vezes, nem sempre o fato de ter já concluído o pagamento da parcela do crédito imobiliário é suficiente para livrar o seu imóvel de ônus.

Além de verificar se não há nenhum saldo devedor, junto ao banco, você deve também solicitar a carta de quitação junto ao banco.

Depois desta carta de quitação, solicitar o registro dela, junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Assim, o seu imóvel fica plenamente disponível para ser objeto de um refinanciamento.

Refinanciamento de imóvel e hipoteca

O NValores trabalha em parceria com diversas instituições financeiras e bancos, para lhe oferecer sempre o melhor crédito.

Sobre esta situação específica, temos que ressaltar que o atual refinanciamento de imóveis é um pouco diferente da hipoteca.

A hipoteca de imóveis é um contrato que no Brasil vem perdendo espaço. Isto porque ela não transfere imediatamente a propriedade indireta do imóvel para o credor da dívida, no caso, o banco ou instituição financeira. Em caso de inadimplência, o banco depende de um processo judicial para ter a posse do imóvel, e pode ficar sem ela caso o devedor tenha outra dívida, especialmente de tributos.

O produto que os bancos oferecem como refinanciamento de imóvel quitado tem o nome técnico de alienação fiduciária. Nela, a instituição financeira fica desde a assinatura do contrato com a propriedade indireta do imóvel. A propriedade direta – conhecida juridicamente como posse – fica com o devedor até o final do contrato.

Só após a quitação total do contrato e a entrega do documento “carta de quitação”, e registro deste documento junto ao Cartório de Imóveis, é que este imóvel estará finalmente quitado.

Como refinanciar o imóvel para quitar o crédito imobiliário

Neste caso específico, você deve procurar o banco onde possui o crédito imobiliário. Sabendo exatamente a taxa de juros, o prazo restante de pagamento e o saldo devedor – já com desconto – você poderá verificar se o refinanciamento com garantia em imóvel será a melhor solução.

E para isto, informação é fundamental. O NValores trabalha em parceria com diversas instituições financeiras, oferecendo soluções em crédito que podem te ajudar. Assim, o refinanciamento, também nomeado de “troca com troco” pode ser útil para quitar uma dívida e fazer investimentos.

A taxa de juros do refinanciamento imobiliário compensa?

O empréstimo com garantia em imóvel quitado é uma boa solução para trocar dívidas mais caras por mais baratas. As taxas de juros estão em torno de 1,5% ao mês, melhores que as do crédito consignado e muito melhores que as dívidas de cartão de crédito e cheque especial.

Quitar meu imóvel com outro empréstimo

Você não precisa necessariamente adquirir um empréstimo sem garantia para quitar seu imóvel. Você pode apenas trocar o crédito imobiliário por um refinanciamento de imóvel, pagando uma parcela mensal parecida – ou menor – e por um prazo mais longo. E, dependendo do estado do imóvel e de quanto você já pagou, ainda tem um crédito adicional para outras dívidas e investimentos.

Procure o NValores. Com as informações, poderemos te oferecer a melhor solução financeira.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt