Categorias: Contas
| On
06/08/2019

Poupança Ouro ou POUPEX: qual a melhor?

Neste artigo, sobre investimentos, o NValores esclarece uma dúvida freqüente, principalmente de correntistas e investidores do Banco do Brasil. Poupança ouro ou POUPEX, qual a melhor?

Definição comum à Poupança Ouro e POUPEX.

As Contas Poupança são aplicações não consideradas como aplicações à vista (como as contas corrente, por exemplo). São contas de investimento básico, com retirada e aplicação sem burocracias, sem cobrança de impostos de pessoas física sobre os rendimentos, e com regras comuns a todos os bancos que oferecem este investimento, principalmente o Banco do Brasil, no caso da Poupança Ouro e POUPEX.

A Conta Poupança tem rendimentos de 0,5% ao mês + TR (taxa referencial de Juros). No final das contas, dá uma média de 0,65% de rendimento ao mês. Esta situação se encontra quando a Taxa SELIC – Taxa Básica de Juros da Economia definida pelo Conselho de Política Econômica do Banco Central – se encontra em mais de 8,5% ao ano.

Para situações onde a taxa SELIC for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da Poupança será de 70% da SELIC + TR. Isto significa que a poupança perde capacidade de pagar rendimentos quando a taxa de juros for menor que 8,5% ao ano.

Sobre Poupança Ouro

A Poupança Ouro é uma Conta Poupança, ou seja, uma conta de investimentos, oferecida a clientes do Banco do Brasil, para aplicações em caderneta de poupança. A principal característica da Poupança Ouro, que a diferencia das demais poupanças, é que os seus depósitos são aplicados para financiamento rural – dos programas de apoio ao Crédito Rural do Banco do Brasil.

A maioria das contas poupança oferecidas por bancos e instituições financeiras têm seus depósitos aplicados em Crédito Imobiliário.

A Poupança Ouro é administrada pelo próprio Banco do Brasil, e rende igual à todas as contas poupança.

Sobre POUPEX

A POUPEX é a sigla para Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX, instituição ligada tradicionalmente ao Exército Brasileiro. Teve início como Fundo de Habitação do Exército, mas hoje em dia oferece a correntistas, civis e militares, opções para investimento em Poupança e também financiamento imobiliário a taxas competitivas.

O correntista do Banco do Brasil pode optar por depositar os seus recursos na POUPEX, bastando selecionar esta opção quando realizar os investimentos.

Qual a melhor opção: Poupança Ouro ou POUPEX?

A definição de poupança enquanto investimento não tem nenhuma diferença entre Poupança Ouro e POUPEX. Se você quer apenas guardar o dinheiro para um imprevisto, ou para reservas de viagens, aquisições de carro, móveis, entre outros, qualquer uma das poupanças é válida. Isto se dá pois a Taxa de Rendimento das Cadernetas de Poupança é fixa, para qualquer Banco ou Instituição financeira administradora. Lembrando que a Poupança Ouro é administrada pelo Banco do Brasil e a POUPEX, apesar de ter o Banco do Brasil como intermediário, é administrada pela Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX.

Se você busca uma opção de investimento financeiro a longo prazo, nem deve procurar a poupança, pois o rendimento é baixo. Considere outras opções oferecidas pelo seu banco, como previdência privada, LCI, CDI, entre outras.

Caso você seja um produtor rural – ou queira ser – a melhor opção é a Poupança Ouro. Como os recursos da Poupança Ouro são destinados a crédito rural, tendo um bom saldo de Poupança Ouro poderá negociar uma redução de juros e amortização quando precisar contratar um crédito rural.

Já, caso você esteja buscando adquirir uma Casa Própria, através de financiamento da POUPEX, a opção da Poupança POUPEX é a melhor, pois o saldo desta poupança conta pontos na redução de juros e amortização do financiamento imobiliário POUPEX.

Continue informado

Para saber mais sobre informações financeiras, tributárias, e sobre empréstimos, financiamentos e investimentos, continue acessando o NValores, a sua melhor opção financeira.

Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt LinkedIn

Este site utiliza cookies.