O que é necessário para fazer um cartão de crédito

Ter um cartão de crédito já não é tão difícil como era há alguns anos. Atualmente, é muito fácil ter acesso a crédito, o que permite que muitos brasileiros já possam fazer um cartão de crédito. Neste artigo, o NValores Brasil vai mostrar-lhe o que é necessário para fazer um cartão de crédito.

Começamos pelo fundamental: onde fazer um cartão de crédito? Ao contrário do que muitos brasileiros ainda pensam, os bancos não são as únicas entidades que podem emitir cartões de crédito. Você pode solicitar um cartão de crédito também junto de uma entidade financeira ou de qualquer comércio que disponibilize esse tipo de serviço.

Hoje, muitos brasileiros são abordados através de telemarketing com propostas para fazer um cartão de crédito. Esta é uma possibilidade, mas é sempre importante estudar alternativas antes de aceitar qualquer proposta de cartão de crédito.

Por exemplo, antes de aceitar uma proposta de cartão de crédito feita através de telemarketing, você deve consultar sua agência bancária e pedir uma proposta. Muitos bancos acabam por recompensar a lealdade de seus clientes que têm múltiplos produtos, oferecendo condições mais vantajosas.

Requisitos Necessários Para Fazer Um Cartão de Crédito

Apesar de hoje ser muito fácil fazer um cartão de crédito, continua a ser necessário cumprir certos requisitos mínimos para ter acesso a esta forma de crédito.

Os requisitos mínimos para fazer um cartão de crédito são ter mais que 18 anos e ter uma determina renda mínima. Cada entidade emissora define qualquer é a renda mínima para poder ter acesso aos seus cartões de crédito.

Em termos de documentos necessários para pedir um cartão de crédito, você precisa de reunir:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Comprovante de renda (geralmente referente aos últimos três meses, mas algumas entidades podem solicitar um período mais alargado)

Em termos gerais, isto é o que é necessário para fazer um cartão de crédito. Algumas entidades emissoras têm requisitos adicionais relativamente aos quais você será informado quando solicitar o cartão.

Veja também: Como fazer cartão de crédito com limite alto?

Avaliar as Vantagens e Desvantagens de Fazer Um Cartão de Crédito

Antes de tratar das questões burocráticas relativas a fazer um cartão de crédito, você deve buscar informação sobre todos os aspetos de contratar este tipo de produto financeiro.

Você deve se informar convenientemente sobre os custos, tarifas e benefícios do cartão. Depois, é fundamental fazer uma comparação entre diversos produtos, para finalmente encontrar o cartão de crédito que melhor se adeque a suas necessidades.

Antes de você assinar o contrato e se tornar titular do cartão de crédito deve ler o contrato com cuidado e avaliar se a informação vai de encontro ao que esperava. Preste atenção na informação sobre a aprovação de despesas, formas de pagamento e dia de pagamento. Esses serão os fatores mais importantes na utilização do cartão.

Além disso, preste atenção relativamente às informações sobre a segurança e utilização do cartão. Fazer um cartão de crédito implica sempre alguns riscos e por isso é muito importante estar informado sobre as questões de segurança.

Utilize a Internet Para Solicitar O Seu Cartão de Crédito

Em um mundo cada vez mais informatizado, a Internet ocupa um papel fundamental em nossa vida. As facilidades que a Internet nos oferece também chegam ao mundo dos cartões de crédito e hoje, você pode solicitar um cartão de crédito mesmo sem sair de casa.

Fazer um cartão de crédito online é tão simples quanto aceder ao site da instituição financeira na qual você pretende obter o cartão, preencher os devidos formulários e enviar a documentação solicitada.

Posteriormente, a empresa emissora do cartão pode entrar em contato com você para confirmar todas s informações fornecidas.

O Que Fazer Quando O Pedido de Cartão de Crédito É Negado

Nem sempre as solicitações de cartão de crédito são aprovadas pelas instituições financeiras. Se você tem seu nome marcado com devedor na Serasa ou no SPC, então o mais provável é seu pedido não ser aceite.

Se o seu pedido for recusado, você pode sempre tentar apresentar uma nova solicitação junto de outras entidades financeiras.

Veja também: Lista de mensagens de erro do cartão de crédito

Com esta informação sobre o que é necessário para fazer um cartão de crédito, acreditamos que você consiga ter acesso mais fácil a esse tipo de financiamento.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

  1. CROWND on 29 jun 2017:

    Eu ainda não trabalho. Eu tenho como conseguir um cartão de crédito? Porque eu vi que é necessário comprovar renda… Eu tenho mais de 18 anos, o RG e o CPF, apenas não trabalho.

    Reply to CROWND

  2. Rafaela on 17 jul 2017:

    Eu tenho 18ano e 9neses posso fazer um cartão de crédito

    Reply to Rafaela

  3. Welita hellen ramos de carvalho on 28 ago 2019:

    Eu ainda nao trabalho.eu tenho como conseguir um cartão de credito ? Pq eu vi que é necessário comprovar renda…. Eu tenho 18 anos,RG E O CPF, APENOS NAO TRABALHO SO TRABALHO DE REVENDEDORA DA AVON

    Reply to Welita hellen ramos de carvalho