Lista de mensagens de erro do cartão de crédito

cartão de crédito

O Brasil assistiu a uma expansão dos meios eletrônicos de pagamento, nos últimos anos. Principalmente cartões de débito, cartões de crédito, cartões de vale-alimentação e refeição, e ainda, pagamentos pela internet.

Mas nem sempre o usuário consegue confirmar uma compra no estabelecimento. Pode acontecer de a máquina do cartão de crédito do local da compra apresentar uma tela de erro, com alguns códigos diferentes.

Mensagem de erro comum “erro 51”

O Erro 51 no cartão de crédito acontece sempre que a transação que está sendo feita excede o limite de crédito disponível no cartão. Para clientes na função débito, esta mensagem de erro aparece quando a conta não possui saldo suficiente para pagar a transação.

Se você é cliente, verifique com o banco emissor do cartão de crédito seu saldo atual. Aqui mesmo, no NValores, já publicamos outro artigo lhe dando a orientação para consultar seu limite, pelo telefone ou internet.

Verifique ainda se você está tentando pagar no cartão correto, e qual foi o valor que o lojista digitou na máquina.

Se você é o lojista, oriente o seu cliente a procurar outro cartão, ou outro meio de pagamento – débito, cheque, dinheiro.

Veja também: Lista de códigos de operação da Caixa Econômica Federal

Este tipo de código nem é o mais comum.

Existe uma série de outros erros, e quase nunca este erro é por culpa do cliente.

Por isto, se você é cliente de cartão de crédito, não se preocupe nem se deixe intimidar se a transação não foi efetivada. Se você é lojista, tenha cuidado, pois nem sempre o erro é porque o cliente não tem crédito disponível no cartão.

O NValores divulga para os usuários do site algumas explicações acerca destes tipos de erros, muito freqüentes nos dias de hoje.

Em todos os casos, é importante saber quais são os problemas, e como solucioná-los. Este tipo de informação é importante, tanto para cliente quanto para lojistas, que podem solucionar rapidamente ou oferecer outros meios de pagamento.

Mensagens de Acerto

  • Código 00 – Transação autorizada – Significa que a transação foi efetuada com sucesso, debitando o valor do cartão de credito ou débito do cliente. Este tipo de mensagem não é de erro, e acontece com cartões de crédito nacionais.
  • Código 11 – Transação autorizada – Também não é uma mensagem de erro em cartão de crédito. É uma mensagem que aparece quando o cartão do cliente não é do país (Cartão Internacional emitido por banco de outro país).

Principais mensagens de erro técnico

Antes de ressaltar as mensagens de erro por algum bloqueio do cartão ou falta de saldo, ou outro motivo, seguem códigos de transação que aparecerem na máquina de cartão de crédito, motivada por algum erro técnico – seja de rede, falha de comunicação ou problema na própria máquina do estabelecimento.

Código 06 – Erro genérico

Acontece quando a máquina do cartão teve algum problema, ou a rede de dados teve algum problema, ou a administradora do cartão não conseguiu contactar o banco emissor.

Neste caso, não desfaça a compra.

Tente novamente efetuar a compra, nesta ou em outra máquina de cartão.

Código 08 – Time-out no Emissor/Bandeira

Indisponibilidade do emissor do cartão (banco), ou da operadora do cartão (Visa, MasterCard…) ou da operadora da máquina do cartão (Cielo, Rede, GetNet, etc…).

Permite que seja feita uma nova tentativa.

Código 14 – Cartão Inválido

É um tipo de erro comum, acontece quando o estabelecimento, ou máquina de cartão (exemplo, Cielo, Rede, GetNet) não aceita determinada bandeira – ou administradora de Cartão de Crédito (exemplo: Elo, Visa, MasterCard, Aura, Rede, etc.).

Neste caso, veja se o cliente tem outro cartão, de outra bandeira, ou então outro meio de pagamento.

Código 15 – Instituição Não Cadastrada

O emissor do cartão, no caso o banco ou instituição financeira, não tem cadastro na operadora da máquina do Cartão (Cielo, Rede, GetNet, PagSeguro, etc.).

Procure outro cartão ou outro meio de pagamento.

Código 19 – Repita a transação

Por algum problema técnico, o sistema pede que a transação seja repetida.

Vimos aqui no artigo que a maioria das telas de erro se dá por conta de problemas técnicos, que não envolvem a loja ou o cliente.

Não se preocupe se o seu cartão for recusado por um problema de ordem técnica, estes códigos de erros no cartão de crédito são comuns.

Código 21 – Não foi possível cancelar ou confirmar a transação

Neste caso, troque de máquina de cartão, ou reinicie a máquina, para uma nova tentativa.

Código 26 – Operação com ID Duplicada

Isto quer dizer que o lojista deve imprimir uma relação das últimas transações efetuadas na máquina do cartão.

Com este procedimento, ele vai verificar se a compra passou uma vez, ou passou duas vezes por algum erro.

Diante disto, confirme com o seu banco se a compra foi cobrada apenas uma vez, e caso contrário, peça restituição do valor.

Código 40 – Serviço Indisponível

Mais um caso de falha na rede da máquina do cartão. Tente repetir a operação.

Código 91 – Banco fora do ar

Nesta mensagem de erro, o cliente do cartão deve aguardar alguns minutos, pois o banco emissor está com sistema fora do ar

Código 96 – Tente novamente

Outro tipo de mensagem de erro, que pede ao lojista e ao cliente tentar em alguns minutos nova transação, por motivos técnicos

Código AA – Tempo Excedido

Houve alguma falha de comunicação entre a operadora da máquina do cartão e o banco emissor, sem resposta.

Também pede que se espere alguns minutos e tente novamente.

Código GA – Transação referida

Esta mensagem de erro aparece quando a administradora da máquina de cartão está com algum problema técnico.

Tente novamente.

Veja também: Como conseguir fazer cartão de crédito com limite alto?

Principais mensagens de erro de utilização

A seguir, mais algumas mensagens de erro na máquina de cartão de crédito – que também operam na função débito, crediário e alimentação.

Estas indicam que há um erro humano na transação. Seja por digitação de dados incorretos por parte do lojista ou do cliente.

Não quer dizer que o cliente não tenha dinheiro para pagar a compra ou serviço, quer dizer apenas que deve ser feita uma nova tentativa, com mais atenção com relação aos dados digitados.

Código 03 – Não foi encontrada transação – Venda Não autorizada

Acontece geralmente quando o número de parcelas contratadas é superior a que o cartão autoriza, ou houve digitação de código de segurança inválido, número do cartão inválido.

Código 11 – Venda com parcelado tipo 2 não autorizada

O estabelecimento comercial não tem opções de parcelamento cadastradas junto à máquina do cartão. Neste caso, verifique as condições de pagamento alternativas.

Código 12 – Transação inválida

Verifique se você está tentando fazer uma compra a débito em um cartão que só aceita compra a crédito, ou vice-versa. E repita a operação.

Código 25 – Registro não encontrado

Verifique se os dados digitados foram corretos (tipo de cartão, valor da venda, à vista ou parcelado, senha)

Código AC – Use função débito

Neste caso, o cliente ou lojista está tentando passar um cartão de débito na função crédito.

Verifique qual transação realmente deseja ser feita pelo cliente, para evitar este tipo de mensagem de erro.

Mensagens de erro por questão de segurança

Nestes casos, diferentemente da questão do erro 51 – cartão de crédito ou débito com saldo ou limite insuficiente – há uma questão de segurança adicional envolvida.

Neste caso, o importante para o cliente é ter os seus documentos pessoais originais em mãos, e se possível, verificar outra forma de pagamento.

Para o lojista, as mensagens de erro a seguir, quando aparecem na máquina do cartão de crédito, sinalizam a necessidade de uma atenção maior a itens de segurança, como pedir documentos pessoais do comprador ou a opção de outro pagamento.

No caso do erro 43 – cartão roubado – é fundamental identificar a identidade do comprador, e se necessário, contatar a polícia.

Código 01 – Transação Referida (Emissor)

Significa que o cliente do cartão de crédito deve procurar o banco ou instituição financeira emissora do cartão, para averiguar a informação.

Pode acontecer por questões de segurança, por exemplo, em uma compra de valor incomum, muito acima do que o cliente costuma fazer

Código 05 – Transação não autorizada

Por outro motivo, o emissor não autorizou a transação financeira. É um código de erro em cartão de crédito incomum, e por isso o cliente deve tentar contatar o banco por questão de segurança.

Código 13 – Valor de Transação inválido

O cartão não aceita a quantia que está sendo comprada, por questão de segurança.

Tente novamente ou procure outro cartão ou meio de pagamento.

Código 38 – Excedido tentativas de senha

O cliente tentou mais do que o permitido digitar uma senha incorreta, e com isso, o cartão foi bloqueado por questão de segurança.

Ele não vai conseguir comprar nada neste cartão, devendo solicitar um novo cartão e uma nova senha junto ao banco.

Código 41 – Cartão Extraviado

Neste caso, o cliente está tentando efetuar uma compra com um cartão inválido, que já foi cancelado na administradora do cartão e no banco.

Verifique e faça nova tentativa, em outro cartão

Código 43 – Cartão Roubado

O cliente original do cartão fez uma reclamação de roubo do cartão de crédito.

Neste caso, verifique a identidade do cliente, se corresponde de fato ao dono do cartão de crédito.

Este código de erro infelizmente é bastante comum.

E por questão de segurança, esteja preparado para contatar a polícia militar, pois pode estar havendo um crime.

Código 54 – Cartão vencido

Esta mensagem de erro acontece quando o cartão de crédito já venceu. Sempre consulte se o cartão está ou não vencido.

Abaixo do número de série do cartão de crédito está indicada a validade, com mês e ano com dois dígitos.

Peça outro cartão ou outro meio de pagamento.

Código 55 – Senha Incorreta

Esta mensagem de erro 55 aparece quando o cliente digita a senha do cartão incorretamente, apenas uma ou duas vezes.

Na terceira vez em que errar a senha, geralmente, a mensagem de erro será a de Código 38, que é quando o cartão fica bloqueado.

Código 57 – Serviço Inválido para este cliente ou Transação Negada

Este tipo de erro acontece, em geral, quando o cliente ainda não desbloqueou um cartão novo. Se você acabou de receber o cartão de crédito em casa, por questão de segurança ele vem bloqueado.

Antes de usar, você deve entrar em contato telefônico com a central de atendimento para desbloquear o cartão e cadastrar uma senha de uso.

Código 61 – Excedido limite de saque ou compra

Quando, por questão de segurança ou por análise de crédito, existe um limite para as transações.

Procure outro cartão ou outro meio de pagamento.

Código 78 – Cartão Não Desbloqueado pelo Portador

Outra mensagem de erro, que aparece quando o cliente ainda não desbloqueou o cartão no banco emissor.

Estas são as mensagens de erro mais comuns com os cartões de crédito, se precisar de mais esclarecimentos utilize a caixa de comentários, para colocar a sua questão.

Veja também: O que é necessário para fazer um cartão de crédito

Categorias: Cartões
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt <a href="https://pt.linkedin.com/in/ricardo1rodrigues" target="_blank" rel="nofollow noopener noreferrer">LinkedIn</a>