É necessário procurar um corretor de seguros?

Quando é que deve procurar um corretor de seguros? Vale menos a pena procurar apoio destes profissionais? Encontre a resposta destas questões em mais este artigo do NValores.

Antes de avançarmos, convém clarificar uma questão: o que é um corretor de seguros? Um corretor de seguros é um profissional que se especializou em seguros e que é certificado pela SUSP – Superintendência de Seguros Privados.

É muito importante que você confie apenas em profissionais devidamente certificados pela SUSP, pois apenas estes corretores de seguros obedecem às normas que regulam o setor. Se não quer correr o risco de vir a ter dissabores confirme sempre se está a dialogar com um verdadeiro profissional.

O corretor de seguros pode estar associado a uma certa seguradora ou pode trabalhar de forma autônoma, oferecendo serviços de diferentes empresas.

Vantagens de recorrer a um corretor de seguros

Um corretor de seguros tem um bom nível de conhecimento sobre os diversos aspetos que envolvem a área dos seguros, dominando todos os trâmites legais que envolvem os diferentes tipos de seguro.

Quer procure um seguro automóvel, seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais, pode contar com o apoio de um corretor de seguros para seguir os procedimentos corretos no momento de compra de uma apólice.

Se tem dúvidas e não sabe ao certo qual é o produto que melhor se adequa às suas necessidades, pode recorrer a estes profissionais, que certamente poderão facultar-lhe a ajuda que procura.

Adicionalmente, um bom corretor de seguros vai ajudar a fazer a ligação entre o segurado e a seguradora, garantindo que os direitos de ambas as partes são salvaguardados.

É claro que também não podemos esquecer a importância que o corretor de seguros pode ter no momento de encontrar as melhores opções de seguros.

Principalmente os corretores autônomos que têm acesso a uma carteira de opções de segura diversificada podem dar uma ajuda preciosa para que você consiga encontrar seguro com condições mais competitivas.

Quem não tem muita paciência para tratar das questões burocráticas que estão associadas a qualquer apólice de seguro pode colocar todos esses obstáculos nas mãos de um corretor.

Muitas vezes acaba por ser mais econômico pagar a comissão de um corretor de seguros do que tentar resolver tudo sozinho e acabar cometendo erros graves na escolha de coberturas ou até no tipo de apólice escolhida.

Ainda tem dúvidas?

Se ainda tem dúvidas sobre se necessita ou não de procurar um corretor de seguros, o melhor é visitar um profissional e tirar suas próprias ilações. Nada como ter uma pequena conversa e tentar avaliar por você mesmo, se irá tirar benefícios da contratação de um profissional da área dos seguros.

Tente se informar junto da sua família ou de seus amigos, sobre o nome de um corretor de seguros confiável e dê um salto até ao seu escritório. Terminamos apenas lembrando que não deve fazer qualquer negócio com um corretor que não seja certificado pela SUSP, pois nesse caso não estará a negociar um bom profissional devidamente qualificado.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt