Se você tem, ou vai ter um cartão de crédito deve se informar sobre o que é o crédito rotativo do cartão de crédito e como funciona.
O crédito rotativo do cartão de crédito é usado quando alguém não pretende pagar a totalidade da fatura no momento de seu vencimento, mas pretende realizar esse pagamento em curto prazo.
Utilizar o crédito rotativo é simples, uma vez que basta realizar um pagamento igual ou superior à quantia mínima. Isso vai fazer com que o montante restante em dívida seja lançado para o próximo mês, caindo então com juros.
É sempre melhor usar o crédito rotativo do que não pagar qualquer quantia e incorrer no pagamento de multa e juros de mora. Nesse artigo vamos examinar melhor o que é o crédito rotativo e quais as vantagens e desvantagens de usar esse recurso.
O crédito rotativo consiste em uma linha de crédito que é disponibilizado a qualquer pessoa física ou jurídica. Esse tipo de crédito tem um limite que é pré-determinado e pode ser usado automaticamente pelo tomador de empréstimo, conforme o mesmo necessitar.
De certa forma, podemos comparar o crédito rotativo ao funcionamento do cheque especial. Enquanto o cheque especial tem vindo a desaparecer do panorama financeiro brasileiro, o crédito rotativo tem vindo a substituir esse recurso como fonte de renda em casos de emergência.
As principais caraterísticas do crédito rotativo são:
No crédito rotativo do cartão de crédito, o montante disponível diminui quando o cliente usa o crédito. Pelo contrário, quando é realizado um pagamento, esse montante disponível volta a aumentar.
Resumindo, seu limite de crédito é reposto quando você procede ao pagamento da quantia em dívida e respetivos juros.
No crédito rotativo, os clientes apenas precisam de proceder ao pagamento de taxas e encargos quando usam recursos.
Para que você possa ter acesso ao crédito rotativo precisa de apresentar um pedido junto de seu banco.
O banco irá proceder a uma análise do seu crédito e especificar qual será o limite de seu cartão.
Para ter acesso ao crédito rotativo, você deve também adquirir um cartão de crédito, relativamente ao qual terá que proceder ao pagamento de uma anuidade.
Por ser um crédito automático, que pode ser livremente usado pelo tomador (dentro do limite pré-determinado), o crédito rotativo deve ser usado de forma racional e informada.
Quando você optar por realizar o pagamento parcial da sua fatura de cartão de crédito, você está a optar por taxas de juro extremamente elevadas. Se você não controlar devidamente sua utilização do crédito rotativo, rapidamente você poderá entrar numa situação complexa.
A fraca educação financeira de grande parte da população brasileira tem motivado o surgimento de dívidas elevadas, em resultado da má utilização desse recurso.
Idealmente, o crédito rotativo deve ser apenas usado em situações de emergência, quando não existe outra possibilidade. Para outro tipo de situação, você pode recorrer a um empréstimo bancário, um produto onde as taxas de juro são bem mais baixas.
Terminamos este artigo com uma consideração importante. Relembramos que o crédito rotativo deve ser apenas usado em situações limite.
E sempre que usar o cartão, você deve fazer seu planejamento por forma a pagar a totalidade da fatura, para evitar o pagamento de juros elevados.
Se você está realmente a precisar de aceder rapidamente a uma determinada quantia monetária, opte por um empréstimo pessoal, pois dessa forma você vai conseguir juros bem mais baixos.
Siga nossas recomendações e evite se endividar com a utilização incorreta do crédito rotativo do cartão de crédito.
Este site utiliza cookies.