Como refinanciar um veículo já financiado?

O NValores oferece aos nossos clientes a melhor consultoria em matéria de crédito, inclusive com garantia em imóvel ou veículos.

No caso de empréstimo com garantia em veículos automotores, carros, caminhões, caminhonetes; também chamado de refinanciamento de veículos, é necessário saber exatamente qual o valor do crédito a ser solicitado. Assim, poderemos indicar a melhor taxa de juros e o melhor prazo de quitação.

O veículo a ser objeto de garantia do contrato de empréstimo deve estar no nome do cliente. Além disto, o veículo também deve estar livre de multas vencidas, e com impostos e taxas em dia.

O proprietário deve ser maior de 18 anos, possuir CPF válido, documentos de identidade, e comprovar a sua renda mensal.

Restrição de crédito

Bancos e instituições financeiras geralmente não oferecem crédito pessoal para pessoas com restrições no SPC ou Serasa. Se este é o seu caso, você provavelmente deve querer o crédito justamente para acertar a sua vida financeira e limpar o seu nome.

Então, é necessário que toda a documentação listada acima esteja disponível, para que o banco faça a avaliação de crédito e libere o refinanciamento, mesmo com as restrições.

Veículo ainda não quitado

Como temos dito em outros artigos em nosso site, o refinanciamento de veículos é opção para buscar créditos com melhores taxas de juros, e prazo de financiamento maior.

Caso o seu veículo ainda esteja em um contrato de consórcio, leasing ou outro tipo de financiamento é bom saber qual o saldo devedor deste contrato.

Assim, o banco, ao avaliar o crédito, vai indicar qual valor será utilizado para abater o saldo devedor atual, e qual o saldo restante do empréstimo que será liberado para outras contas.

Parcelas a vencer no refinanciamento de veículos

Para saber o saldo devedor, não basta apenas multiplicar o valor da parcela mensal pelo número de prestações a vencer.

Os bancos e instituições são obrigados a fornecer o saldo devedor atualizado, inclusive com desconto em juros e multa, para a quitação antecipada ou troca de instituição financeira.

O NValores pode te ajudar muito nesta questão, inclusive indicando a melhor instituição financeira para obter o seu refinanciamento de veículo ainda não quitado.

Taxa de juros no refinanciamento de veículo não quitado

As taxas de juros praticadas variam de banco para banco. O NValores possui contato com várias instituições financeiras para poder te oferecer a melhor solução.

Na informação de saldo devedor a ser fornecida pelo banco ou instituição financeira, você receberá também a taxa de juros mensal de seu contrato atual, e o Custo Efetivo Total anual do seu financiamento.

Estas informações são muito importantes, pois indicam quanto de juros você economizará no refinanciamento. Ou então, se não houver economia, quanto de sua renda mensal será comprometida com o novo contrato.

Em todos os casos, obter o máximo de informações é fundamental.

Exemplificando

A Caixa Econômica Federal, instituição parceira do NValores, possui financiamento com taxas a partir de 4,01% ao mês para este produto, liberando até 70% do valor do seu carro.

Seu veículo possui um valor de R$ 50.000,00. Mas você ainda tem um saldo devedor de vinte mil reais no financiamento atual.

Neste caso, a Caixa irá liberar até R$ 35.000,00 em crédito, sendo que destes, vinte mil irão quitar o financiamento atual do veículo, e os outros quinze mil irão servir de crédito para você solucionar as suas outras dívidas.

Em todos os casos, conte com o NValores para te indicar a melhor solução financeira.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt