Como posso fazer um empréstimo?

O Brasil vive, neste momento, em 2015, uma alta nas taxas de juros. Além disto, a própria economia não vai tão bem. E, com isso, muitas pessoas acabam atropelando as contas. Gastando mais do que podem no Cartão de Crédito, no Cheque Especial.

O NValores trabalha em parceria com diversos bancos e instituições financeiras para oferecer a você a melhor solução financeira. Seja para quitar dívidas, investir, melhorar o seu carro ou imóvel. E agora respondemos a você dúvidas, orientando em como você pode fazer um empréstimo.

No meu banco

Se você já possui conta em banco, fazer um empréstimo fica mais fácil. Neste caso, o banco já tem no arquivo os documentos básicos, CPF e RG. Você precisará informar ou atualizar a sua comprovação de renda e de residência, para a análise do limite de crédito e das parcelas disponíveis.

Mas tome cuidado! Nem sempre fazer o empréstimo no banco onde você já tem conta vai te garantir a melhor taxa de juros e as melhores condições de pagamento. O NValores trabalha com várias instituições financeiras, e podemos te ajudar a avaliar se o empréstimo do banco onde você tem conta é a melhor alternativa para sua necessidade

No Terminal 24 horas

Quando você abre uma conta em um banco, e já apresenta comprovações de renda, depois de um certo tempo o banco libera um limite pré-aprovado. Assim você tem como fazer um empréstimo nos terminais de auto-atendimento (caixa eletrônico).

Uma dica – Nestes casos, caso você realmente precise do empréstimo, faça apenas uma simulação. Simule o valor de crédito, a quantidade de parcelas e a taxa de juros oferecida. Com estas informações em mãos, você pode comparar – inclusive aqui, no NValores – a melhor condição para fazer um empréstimo.

Os principais bancos no Brasil – Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander – já oferecem essa alternativa aos clientes, pois isso reduz o fluxo de pessoas nas agências. Mas contrate com responsabilidade, para que sua dívida não fique muito cara.

Empréstimo com desconto em folha

Os bancos oferecem a opção de crédito consignado. Ele é um tipo de empréstimo em que a garantia é o seu salário. Se você é servidor público, ou é aposentado do INSS, você tem essa opção disponível no banco onde tem conta, e em mais de uma centena de bancos e financeiras.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma opção sem garantia. Tem taxas de juros a partir de 3,5% ao mês. Muito caro. Ele só compensa quando você precisa quitar uma dívida não pagável de Cartão de Crédito ou Cheque Especial. Os bancos oferecem ele através do Caixa Eletrônico, caso você tenha limite pré-aprovado, ou então você pode fazer o empréstimo pessoal com o gerente de sua conta, apresentando as comprovações de renda e residência.

Financeiras

Além dos bancos, que oferecem serviços de conta corrente e poupança, no Brasil também temos instituições de crédito e financiamento, popularmente chamadas de Financeiras. Estas instituições oferecem crédito consignado, possibilidade de fazer empréstimo pessoal com cheque ou com notas promissórias, além de oferecer também emissão de Cartão de Crédito.

Como não tem clientes correntistas, estas instituições exigem que você apresente a documentação de renda e residência, CPF e RG, além de ter mais de 18 anos e conta corrente em algum banco.

E, como não são bancos, não tem agências próprias. Estão disponíveis em lojas de rua, shoppings, correspondentes bancários, representantes, e mesmo em grandes redes de supermercados, lojas de móveis, lojas de roupas, entre outras, além da internet.

Este crédito não tem tanta burocracia, mas tem taxas de juros mais altas. Então, faça uma simulação e procure o NValores que iremos indicar as melhores condições para sua necessidade

Cheque especial sem juros

Muitas pessoas utilizam o Cheque Especial como fundo de emergência. Isto não é muito recomendado. O melhor a se fazer é poupar sempre que possível, aplicar o dinheiro em uma conta de poupança em seu banco, para poder se prevenir em caso de emergência ou gasto extra.

O cheque especial é um limite de crédito que seu banco oferece para que você efetue saque em dinheiro e pagamento de contas, direto em sua conta corrente. Tem taxas de juros, em média, acima de 7% ao mês, então, não é uma boa opção. Talvez seja melhor procurar fazer um empréstimo pessoal.

Mas você pode verificar se o seu banco – Banco do Brasil ou Santander, por exemplo – oferece, em sua conta, o Cheque Especial sem Juros. Nele, você pode utilizar os recursos do cheque especial com até 10 dias sem a cobrança de juros. Então, é um empréstimo rápido, para ser quitado em até 10 dias. Caso você não cubra o cheque especial, a partir do décimo primeiro dia o banco cobra normalmente as taxas de juros, inclusive retroagindo nos dez dias anteriores.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

  1. Benelson dos santos pinto on 12 ago 2019:

    Como poço fazer esse empréstimo urgente

    Reply to Benelson dos santos pinto