Como hipotecar imóvel

Em algumas situações pode valer a pena hipotecar imóvel, mas tudo depende de cada caso. Nesse artigo vamos mostrar como hipotecar imóvel e referir quais as situações em que esta opção é realmente vantajosa.

Uma hipoteca é na verdade uma situação em que o proprietário de um imóvel dá a sua propriedade como garantia do pagamento de uma dívida. A hipoteca é uma situação muito comum em operações bancárias como empréstimos.

Para os bancos é muito vantajoso conceder um empréstimo com hipoteca, já que essa é a melhor garantia que eles podem receber. Os imóveis são geralmente bens fáceis de transacionar e possuem um valor elevado no mercado.

Por essa razão, se você pretender obter um empréstimo ou financiamento e se estiver disponível para hipotecar seu imóvel, terá mais chances de ver seu pedido ser aprovado.

Hipotecar um imóvel é uma boa decisão, ou não?

Mas o que realmente interessa nesse artigo, é saber como hipotecar imóvel e o se essa é uma opção que vale a pena.

Em muitas situações, a hipoteca de imóvel não é uma opção, mas sim uma obrigação. Por exemplo, se você pretende fazer um empréstimo habitação com a caixa, você vai ter que hipotecar o imóvel.

Por outras palavras, quando você recorre a um financiamento para adquirir um imóvel, o mesmo será alvo de hipoteca de forma obrigatória. Nesse tipo de situação, você não tem outra possibilidade.

Contudo, existem muitas outras situações em que você pode decidir se pretende avançar ou não para a hipoteca. Se você pretende fazer um empréstimo para realizar um investimento, deve pensar muito bem antes de hipotecar sua casa.

É claro que hipotecar um imóvel pode ser muito vantajoso para fins de crédito, já que permite acesso a taxas mais competitivas e torna mais simples o acesso a financiamento, mas também é uma decisão que pode se revelar arriscada.

Se a casa que você pensa hipotecar é a única casa de sua família, então você deve pensar muito bem antes de dar esse passo, principalmente se o motivo da hipoteca não for realmente forte.

Como hipotecar imóvel?

Bom, essa é a pergunta mais fácil de responder. Se você pretende obter um empréstimo e está a equacionar realizar a hipoteca de seu imóvel, basta informar seu banco dessa sua vontade.

Na maioria dos casos, o banco aceitará realizar a hipoteca, já que como referimos anteriormente, essa é a melhor garantia que um banco pode receber. Poucas são as situações em que um banco recusará o seu pedido de hipoteca.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt