Como conseguir aprovação de financiamento de veículos

A aquisição de veículo novo ou usado é sempre um momento importante e ansiado pelo comprador, mas muitas vezes é necessário recorrer a um crédito e saber como conseguir a aprovação de financiamento de veículos é muito importante.

O financiamento pode ser pedido junto de qualquer instituição financeira que opere no Brasil e apesar de cada uma ter os seus próprio requisitos no que toca a avaliação e aprovação dos financiamentos de veículos, há alguns aspetos que são transversais a todas elas.

São os aspetos comuns entre as instituições financeiras para a aprovação de financiamento de veículos que vamos abordar.

Nosso objetivo é ajudar você a conseguir a aprovação do financiamento de veículos da forma mais simples e rápida possível, ainda que a aprovação deste tipo de crédito esteja cada vez mais difícil, principalmente nos casos em que se pretende fazer um crédito do valor total de aquisição do veículos (ou seja, sem qualquer valor de entrada).

Documentos necessários

Sempre que se faz um pedido de financiamento de veículo é necessário apresentar documentação pessoal e bancária o titular do crédito e eventuais fiadores.

Os documentos a apresentar podem variar de banco para banco, mas por norma é necessário apresentar:

  • CPF
  • RG ou CNH
  • Comprovativo de rendimentos dos últimos três ou quatro meses
  • Comprovativo de endereço
  • Contacto telefónico para referências suas, nomeadamente de sua empresa

A apresentação de toda a documentação necessária é essencial para que se possa ter a aprovação do financiamento.

Nos casos em que o financiamento é recusado por falta de algum documento ou porque você preencheu algum formulário de forma incorreta, você pode exigir uma análise nova do crédito, mas todo o processo vai demorar muito mais e a própria análise nova pode demorar entre dois a três meses.

Nunca minta nem entregue documentos falsos, isso só fará com que seu financiamento seja recusado e ainda vai dificultar o acesso a outros financeiramente de que você possa necessitar no futuro.

Pontos positivos

Há alguns aspetos que se você cumprir são considerados como pontos positivos para a aprovação de seu financiamento.

O primeiro e mais simples de cumprir é apresentar uma conta bancária que tenha bons movimentos.

Ou seja, no decurso do pedido do crédito você necessita de ter uma conta bancária e indicar qual é. Se você optar por apresentar a conta onde recebe seu ordenado ou pensão consegue demonstrar que realmente tem a capacidade financeira necessário para cobrir o empréstimo que está pedindo.

O segundo ponto positivo que pode jogar a seu favor é o facto de já ter tido outros créditos que já estejam saldados, onde você tenha sido cumpridor de todos os prazos acordados para fazer os pagamentos devidos.

Pontos negativos

Infelizmente também há alguns aspetos que sempre que se verifiquem são considerados como pontos negativos para a aprovação do financiamento de veículo.

Se você teve problemas financeiros nos últimos 5 anos e seu CPF faz parte do SERASA ou SPC, seu cadastro continua registado e será avaliado negativamente.

Aprovação de financiamento de veículo

Depois de reunir toda a informação e documentação que você tem de apresentar para o financiamento de veículo é importante que você procure o banco que apresenta a melhor taxa de juros do momento.

Uma taxa de juros mais baixa fará com que você pague menos por seu veículo.

Depois de conseguir a aprovação de seu financiamento de veículo nunca se esqueça de ler muito bem o contrato do crédito antes de assinar. Há situações em que a aprovação demora alguns dias ou semanas a sair e é importante confirmar se a taxa de juros e todas as condições acordadas se mantêm.

Assim que você assinar o contrato de financiamento de veículo poderá fazer a aquisição de seu veículo novo.

Agora você já sabe como conseguir a aprovação de financiamento de veículos comece procurando se carro ou mota nova (ou usada) e desfrute do gosto e emoção de ter um carro ou mota nova. Alternativamente, você pode equacionar por optar pelo consórcio automóvel.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt