Como comprar carro sem entrada

A população brasileira com automóvel não cessa de aumentar. O maior número de veículos na estrada também pode ser explicado pela maior facilidade em aceder a Créditos ou a Consórcios. Neste artigo vamos mostrar como pode comprar um carro sem entrada.

Numa situação ideal, quando você pensa em comprar um carro já conseguiu poupar algum dinheiro que pode dar como entrada. Quanto mais dinheiro você der como entrada, melhores serão as condições de financiamento que vai conseguir.

De acordo com a ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, cerca de 37% das compras de veículos no Brasil foram à vista. Contudo, o recurso ao financiamento ainda é muito importante para que as famílias brasileiras possam comprar veículos.

A necessidade de recorrer a um sistema de auxílio econômico é especialmente importante para quem pretende comprar carro sem entrada. Mas o que é importante salientar, é que você não deve ceder ao pagamento de juros e taxas elevadas, apenas porque precisa de financiamento.

Quem pretende comprar carro sem entrada pode recorrer a três modelos de compra: consórcio, financiamento e leasing. Cada modelo apresenta aspetos positivos e aspetos negativos e por isso não é possível determinar qual é o modelo mais vantajoso para a população em geral

Você deve analisar suas necessidades, seu perfil financeiro e as condições que são oferecidas em cada um dos modelos e depois tomar sua decisão. Conheça melhor cada uma das opções disponíveis:

Consórcio

O consórcio é a opção mais acessível para quem pretende comprar carro sem entrada. A principal vantagem do sistema de consórcio é o fato de existir pagamento de juros. Desta forma, o custo total da compra será inferior.

Mas também existem desvantagens relativamente ao modelo de Consórcio. Por exemplo, quem pretende comprar um carro de forma urgente, não deve optar por esta opção, já que ao aderir a um consórcio terá que esperar até que seja contemplado com a carta de crédito. Isso pode acontecer logo nos primeiros meses de atividade do consórcio, mas também pode demorar muito mais tempo.

É claro que existe também a possibilidade de dar um lance para antecipar a sua contemplação e conseguir comprar o carro mais rapidamente, mas isso apenas será possível se a sua situação financeira melhorar.

O principal ponto a salientar sobre esta opção, é que mais tarde ou mais cedo, você acabará por receber o financiamento integral para adquirir o veículo que pretende.

Financiamento

Quem precisa de comprar o carro no imediato, pode optar pelo Financiamento. Mas a urgência irá fazer com que você pague mais.

No modelo de financiamento é importante dar uma boa entrada, já que quanto mais elevada for a entrada que você pagar, menores serão as taxas de juros que terá que suportar.

Caso você opte por não dar entrada na aquisição de um carro zero, acabará por pagar muito mais do que se comprasse à vista. É por isso que o financiamento pode não ser a melhor opção para quem pertence comprar carro sem entrada.

Leasing

A outra opção para quem precisa de um carro imediatamente é o Leasing. A principal vantagem do leasing é o fato de apresentar a parcela mais barata.

No campo das desvantagens temos que nomear a dificuldade burocrática: conseguir aceder ao leasing é difícil. Poucos brasileiros conseguem aderir a esta modalidade de compra devido ao grande número de requisitos impostos.

Outro aspeto negativo do leasing é que o cliente apenas se tornar o proprietário legal do veículo depois de pagar a última prestação. Enquanto o pagamento não for concluído, o automóvel permanecerá no nome da instituição financeira.

Esta modalidade também oferece desconto para quem opta por adiantar as parcelas, o que é sempre uma desvantagem.

Nosso Veredito

Acabámos de mostrar como comprar carro sem entrada, mas vamos mais longe e vamos dar nossa opinião sobre qual a melhor das opções.

Se você pode esperar, a melhor opção é o consórcio. Este modelo de compra funciona como uma poupança forçada, ficando assim bem mais barato do que o leasing ou o financiamento.

Caso você não possa esperar, pode tentar o Leasing. Não é fácil de conseguir aprovação para adquirir uma viatura nesse sistema, mas as condições são mais atrativas do que aquelas oferecidas no Financiamento.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt