Como fazer o cartão CNPJ passo a passo

Quem é empreendedor certamente sabe da importância de se ter a situação da empresa regular perante os órgãos e instituições. O CNPJ é um cadastro fundamental, e pode-se dizer que tem função similar a de um CPF para pessoa física.

Atrelado a este cadastro, está o chamado cartão CNPJ.

Ele consiste no número de identificação da empresa perante os órgãos públicos. Como sabemos que nem sempre é simples perceber todos os pontos importantes sobre este temos iremos esclarecer as principais informações acerca do cartão CNPJ.

Porém, antes, é importante abordar alguns pontos importantes sobre o cadastro CNPJ em si.

A importância de se ter um CNPJ

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – é um registro destinado a empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, e que possibilita o acesso aos principais dados e identificação do empreendimento.

Quem deseja iniciar um negócio formal e legalizado deve providenciar o cadastro. Isso porque além de garantir a regularidade da empresa, somente através de um CNPJ é possível fazer a emissão de notas fiscais.

Ademais, certamente empresas que possuem o devido cadastro de pessoa jurídica transmitem maior segurança e credibilidade aos consumidores. E, temos a certeza que você quer estar 100% legal para dar seguimento ao seu empreendimento.

O que é o Cartão CNPJ?

O cartão CNPJ é um documento essencial para as Pessoas Jurídicas, e consiste numa declaração que é emitida através do site da Receita Federal do Brasil – RFB – sendo que nela constam diversas informações da empresa.

Dentre estas informações estão a razão social, endereço da matriz, telefone, data de abertura, atividades permitidas e situação cadastral da empresa.

É importante frisar que o cartão CNPJ é um documento de acesso público, e pode ser emitido por qualquer pessoa que já tenha um CNPJ, através do site da Receita Federal.

Como emitir o Cartão CNPJ passo a passo

Contrariamente ao que possa pensar, acessar e emitir o cartão CNPJ é muito simples.

Basta ter em mãos o número do CNPJ da empresa que deseja consultar, lembrando que este é composto por 14 algarismos.

Se o quer fazer, acompanhe o passo a passo.

1 – Acesse o site da Receita Federal 

2 – Busque pela opção de página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”.

Este é o Link directo: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Nesta aba será necessário o preenchimento do número do CNPJ da empresa e o código de verificação.

3 – Em seguida clique em consultar

4 – O cartão CNPJ é gerado, estando disponível inclusive para impressão

Também é possível acessar este documento através do celular.

É preciso fazer o download do aplicativo CNPJ da Receita Federal, onde terá disponível o cartão CNPJ para imprimir, bem como poderá acompanhar a situação da sua empresa.

Como vê, acaba sendo bastante simples esta consulta.

Tenho cadastro de MEI, preciso do cartão CNPJ?

O número de pessoas que se cadastram como MEI – Microempreendedor Individual – cresce cada vez mais, principalmente em razão da menor burocracia para se obter tal registro.

Mesmo sendo um tipo de empresa peculiar, é importante ter o cartão CNPJ inclusive para quem é um MEI. Isso porque este documento pode ser solicitado em diversas ocasiões em que precise comprovar a situação da Pessoa Jurídica.

Um bom exemplo disso é a aquisição de crédito bancário para empresas. Alguns bancos e instituições financeiras oferecem condições especiais para quem possui cartão CNPJ MEI e está pensando em contratar um crédito.

As condições costumam ser mais atrativas em comparação aos contratos para pessoa física. Essa é uma ótima vantagem para quem está planejando expandir ainda mais a empresa e precisa de alguns fundos adicionais.

Como se pode observar, manter uma empresa devidamente regular perante os órgãos públicos é importante para quem almeja sucesso nos negócios.

O cartão CNPJ é um documento fundamental para qualquer empresário ter acesso às principais informações relativas à empresa.

Com a informatização dos sistemas de consulta, acessar e emitir este documento é simples e rápido, além de ser um serviço gratuito.

Siga o passo a passo que lhe indicamos anteriormente, e não se esqueça de ter o número do CNPJ em mãos.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira no Brasil. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt