Categorias: Cartões

Como fazer o cartão CNPJ passo a passo

Quem é empreendedor certamente sabe da importância de se ter a situação da empresa regular perante os órgãos e instituições. O CNPJ é um cadastro fundamental, e pode-se dizer que tem função similar a de um CPF para pessoa física.

Atrelado a este cadastro, está o chamado cartão CNPJ.

Ele consiste no número de identificação da empresa perante os órgãos públicos. Como sabemos que nem sempre é simples perceber todos os pontos importantes sobre este temos iremos esclarecer as principais informações acerca do cartão CNPJ.

Porém, antes, é importante abordar alguns pontos importantes sobre o cadastro CNPJ em si.

A importância de se ter um CNPJ

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – é um registro destinado a empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, e que possibilita o acesso aos principais dados e identificação do empreendimento.

Quem deseja iniciar um negócio formal e legalizado deve providenciar o cadastro. Isso porque além de garantir a regularidade da empresa, somente através de um CNPJ é possível fazer a emissão de notas fiscais.

Ademais, certamente empresas que possuem o devido cadastro de pessoa jurídica transmitem maior segurança e credibilidade aos consumidores. E, temos a certeza que você quer estar 100% legal para dar seguimento ao seu empreendimento.

O que é o Cartão CNPJ?

O cartão CNPJ é um documento essencial para as Pessoas Jurídicas, e consiste numa declaração que é emitida através do site da Receita Federal do Brasil – RFB – sendo que nela constam diversas informações da empresa.

Dentre estas informações estão a razão social, endereço da matriz, telefone, data de abertura, atividades permitidas e situação cadastral da empresa.

É importante frisar que o cartão CNPJ é um documento de acesso público, e pode ser emitido por qualquer pessoa que já tenha um CNPJ, através do site da Receita Federal.

Como emitir o Cartão CNPJ passo a passo

Contrariamente ao que possa pensar, acessar e emitir o cartão CNPJ é muito simples.

Basta ter em mãos o número do CNPJ da empresa que deseja consultar, lembrando que este é composto por 14 algarismos.

Se o quer fazer, acompanhe o passo a passo.

1 – Acesse o site da Receita Federal

2 – Busque pela opção de página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”.

Este é o Link directo: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Nesta aba será necessário o preenchimento do número do CNPJ da empresa e o código de verificação.

3 – Em seguida clique em consultar

4 – O cartão CNPJ é gerado, estando disponível inclusive para impressão

Também é possível acessar este documento através do celular.

É preciso fazer o download do aplicativo CNPJ da Receita Federal, onde terá disponível o cartão CNPJ para imprimir, bem como poderá acompanhar a situação da sua empresa.

Como vê, acaba sendo bastante simples esta consulta.

Tenho cadastro de MEI, preciso do cartão CNPJ?

O número de pessoas que se cadastram como MEI – Microempreendedor Individual – cresce cada vez mais, principalmente em razão da menor burocracia para se obter tal registro.

Mesmo sendo um tipo de empresa peculiar, é importante ter o cartão CNPJ inclusive para quem é um MEI. Isso porque este documento pode ser solicitado em diversas ocasiões em que precise comprovar a situação da Pessoa Jurídica.

Um bom exemplo disso é a aquisição de crédito bancário para empresas. Alguns bancos e instituições financeiras oferecem condições especiais para quem possui cartão CNPJ MEI e está pensando em contratar um crédito.

As condições costumam ser mais atrativas em comparação aos contratos para pessoa física. Essa é uma ótima vantagem para quem está planejando expandir ainda mais a empresa e precisa de alguns fundos adicionais.

Como se pode observar, manter uma empresa devidamente regular perante os órgãos públicos é importante para quem almeja sucesso nos negócios.

O cartão CNPJ é um documento fundamental para qualquer empresário ter acesso às principais informações relativas à empresa.

Com a informatização dos sistemas de consulta, acessar e emitir este documento é simples e rápido, além de ser um serviço gratuito.

Siga o passo a passo que lhe indicamos anteriormente, e não se esqueça de ter o número do CNPJ em mãos.

Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt LinkedIn

Este site utiliza cookies.