O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – é uma autarquia da União, atualmente vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Tem como principal objetivo garantir o pagamento de aposentadorias e pensões para os servidores públicos da União e para os contribuintes do Regime Geral de Previdência Social – o que engloba todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil, e também, empresários e autônomos contribuintes do sistema.
A Contribuição ao INSS é uma contribuição obrigatória, de natureza previdenciária. Serve para recolher, aos cofres públicos, parte de seus rendimentos, como por exemplos salários e benefícios, para poder custear o sistema de previdência social.
Para cada tipo de atividade ou emprego, o contribuinte deve recolher um tipo de alíquota ao INSS.
Confira quais são as alíquotas cobradas, para todos os beneficiários
Para fazer frente às contribuições, as empresas ainda recolhem mais 12% sobre a folha de pagamento, referente aos seus empregados.
Os empregados com carteira assinada devem recolher as suas contribuições ao INSS por suas empresas, já que tal valor é descontado diretamente em contracheque. O mesmo vale para as empregadas domésticas e para os servidores públicos.
Já os microempreendedores individuais devem realizar o pagamento da Contribuição ao INSS por meio do Documento de Arrecadação do SIMEI – Sistema do Microempreendedor Individual.
Os outros segurados devem adquirir a GPS – Guia de Previdência Social, em papelarias e livrarias, para preenchimento manual. Ou então, acessar o site do INSS www.previdencia.gov.br, para emitir as guias eletronicamente, bem como calcular os pagamentos de Contribuição ao INSS em atraso.
Maiores informações sobre as Contribuições ao INSS e outros impostos, você poderá consultar diretamente em nosso site, no NValores, e através do atendimento da Previdência Social.
Este site utiliza cookies.