Cada vez mais é comum que qualquer pessoa antes de comprar um carro numa concessionária realize um test drive para verificar qual o carro que mais gosta de conduzir, e se o mesmo cumpre realmente todas as condições que são divulgadas pelos concessionários.

Fazer um test drive não é alo que seja muito complicado e se fazer, no entanto, nesta matéria vamos explicar-lhe como funciona o mesmo, e como poderá agendar um na sua concessionária de eleição.

Iremos apresentar-lhe uma das melhores ofertas de mercado, no entanto no futuro iremos abordar mais algumas ofertas, para que saiba quais os carros que pode efetivamente experimentar.

1 – O que é um test drive?

O test drive é a condução de um automóvel (ou motociclo) que tem como principal intuito aferir a sua dirigibilidade e o seu estado geral de funcionamento.

Existe também a possibilidade de um profissional realizar o mesmo para uma determinada empresa de modo a dar a sua opinião sobre o mesmo (costuma fazer em todos os modelos que vão sendo lançados pelas marcas), e designa-se de piloto de testes.

Os primeiros test drives de um novo modelo são feitos por revistas de automóveis e outros terceiros (que não clientes) para avaliação do veículo pela primeira vez, de forma a passar para o consumidor as informações relevantes sobre o mesmo, e explicar porque é que poderá (ou não) ser uma boa escolha.

 Os test drive também são usualmente permitidos pelos construtores ou concessionárias, para os seus potenciais clientes possam então avaliar se o veículo de adapta ao seu estilo de condução.

Existe um certo preconceito contra os veículos que são utilizados para a realização destes testes, uma vez que pelo facto de terem sido dirigidos por muitas pessoas, acabam por ser difíceis de se vender (ou seja, o cliente não quer um carro que já foi conduzido por várias pessoas, pois pode já ter algum problema).

Quem compra um carro que é utilizado para a realização de test drive, muitas vezes vê bons descontos quando procede à sua aquisição.

Embora na maioria das vezes este tipo de test seja efetuado para verificar a dirigibilidade do carro, é também comum de acontecer quando o veículo é alvo de reparações, para ajudar no diagnóstico de problemas (antes) e garantir que o veículo foi reparado (depois).

É muito importante salientar que ao fazer o test drive de um veículo novo ou usado, você não estará obrigado a compra-lo ou até mesmo fazer uma oferta.

No entanto, nesta situação, você pode obter o máximo valor de seu tempo de condução e analisar tudo o que necessita, uma vez que este é o 1º passo para comprar seu novo meio de transporte.

2 – Quem pode fazer um test drive?

Bem na verdade, quase qualquer pessoa pode fazer um test drive, desde que tenha a carteira de habilitação com a categoria que corresponde ao veículo que pretende testar

Por norma qualquer concessionária, seja de novos ou usados, permite a realização do mesmo, por isso se por algum motivo não o deixarem fazer, suspeite que algo poderá não está bem com o carro.

É importante marcar sempre com antecedência, para que não chegue lá e bata com a cara na porta e eles lhe dizerem que não têm o veículo disponível.

3 – O que fazer antes de começar o test Drive?

Bem existem diversas questões que você deve ter em conta quando for fazer o seu test drive, sendo que deve saber que a primeira parte de um não é a condução, mas sim analisar todo o carro. A condução apenas vai servir para que teste os assentos, cintos de segurança, conforto, e movimentação do carro.

Outras questões que também poderá verificar, uma vez que vão condicionar todo o teste e consequente possibilidade de compra são:

  • Puxadores das portas;
  • Conforto e conveniência geral;
  • Luzes, incluindo luzes de freio e as setas;
  • Espaço de porta malas ou para bagageiro;
  • Compartimentos e acessórios de armazenamento;
  • Assentos e ajustes, incluindo espelhos.

4 – Como fazer um test drive?

Fazer um test drive é nada mais do que ver se um determinado veículo (seja motociclo ou carro) tem todas as condições necessárias para as suas necessidades como condutor. Ao fazer o mesmo, vai testar tudo o que necessita, de forma a poder comprar diversas opções, de forma a ter a certeza que escolheu o que é efetivamente melhor para si e para a sua família.

A parte de condução real de um test drive deve ser realizada com bastante brevidade, mas tento em conta o desempenho completo do motor, suspensão, direção e curvas, e amenidades a bordo, incluindo aquecimento e ar-condicionado.

A realização deste tipo de teste deve incluir tanto a condução de rua com paradas no semáforo e estacionamento além de algum tempo em rodovias.

4.1 – Como preparar um test drive?

Antes de se sentar na viatura para a realização do teste, deve antes fazer algumas preparações, das quais salientamos as seguintes.

4.2 – Planeje a sua rota

Pesquise e crie uma pequena rota (não mais de 10 minutos) que inclua semáforos, estacionamento, rotundas, e uma parte de condução rodoviária e as condições das estradas lisas e irregulares para ver como o carro reage a cada superfície. Verifique sempre se há ruídos estranhos ou vibrações desconfortáveis.

4.3 – Direção

Quando estiver a conduzir, preste atenção à capacidade de direção do carro enquanto dá voltas para ambos os lados. Isso também irá dar-lhe uma noção da eficiência e funcionamento dos freios, transmissão e comportamento do motor.

4.4 – Aceleração

Se está a testar um carro numa estrada longa, aproveite para acelerar um pouco e ver qual o desenvolvimento do mesmo. Aproveite também para verificar se a suspensão do mesmo é boa, ou se pelo contrário se sente tudo dentro do carro.

Alguns veículos podem apresentar falhas no motor em estradas por estarem com problemas em sensores de temperatura, portanto vale verificar isso também.

4.5 – Analisar a temperatura do carro

Depois de conduzir o carro, e voltar ao ponto de partida, deve tentar garantir que o mesmo não terá problemas de aquecimento (deve tentar fazer algumas ruas mais antes de se dirigir ao concessionário).

Você também deve tentar encontrar um estacionamento vazio ou qualquer outra área aberta para testar a frenagem de emergência, travamento dos pneus e sistemas ABS (tente não disparar o mesmo, pois o comerciante poderá não achar uma boa ideia).

4.6 – Tempo

Quando vai testar no novo veículo, você deve ter sempre umas 2 horas reservadas para o efeito (entre inspecionar atentamente e fazer o teste).

É importante que também tenha em conta que deve deixar aquecer o motor, e que ao experimentar o mesmo deve incluir a execução em todas as marchas, inclusive a ré em algum ponto. Isso deve demorar um tempo entre 30-60 minutos.

4.7 – Aquecimento e ar condicionado

No início do seu test drive ligue o aquecimento para garantir que ele emite ar quente, e verifique o ar condicionado para o ar fresco. Execute o ar condicionado por mais tempo, e verifique seu impacto sobre o motor e temperatura.

4.8 – Tire todas as dúvidas

O investimento que se faz num carro não é pequeno, por isso é importante que saia do seu test drive com todas as dúvidas esclarecidas (afinal é para isso que ele serve).

Poderá até eventualmente haver a necessidade de realizar um outro teste mais tarde (para testar os faróis do carro e experimentar como ele se comporta à noite).

4.9 – Conforto e prazer de dirigir

Você deve se sentir confortável e ter prazer na direção do veículo (já que você vai efetivamente utilizar o mesmo quase todos os dias). Assim sendo, tudo deve ser analisado antes de proceder à sua compra.

A melhor maneira se gosta de um carro é realizar um test drive. Não se esqueça de se divertir enquanto faz o teste.

4.10 – Não tenha pressa

A pressa é inimiga da perfeição, assim sendo, depois de chegar ao local de onde partiu, tire notas sobre o desempenho do veículo. Isso irá ajudá-lo a comparar os veículos e vai identificar questões que você quer perguntar ao seu mecânico durante uma inspeção de pré-compra.

Se houve algo que não gostou no mesmo, não tenha nenhum problema, você não é obrigado a adquirir nada que não queira.

Não se deixe ir na conversa do vendedor.

5 – Ofertas de Test Drive

Neste momento apenas iremos identificar um das melhores ofertas de mercado para a realização de test drive, no entanto, de futuro iremos colocar mais opções para que você possa encontrar o seu carro ideal.

5.1 . Peugeothttp://www.peugeot.com.br/ofertas/test-drive/

A Peugeot é uma das muitas marcas que permite que o cliente possa experimentar o carro antes de adquirir o mesmo, basta para isso que entre no link anterior e forneça os seguintes dados:

  • Modelo do carro;
  • Versão;
  • Nome e sobrenome;
  • Email;
  • Sexo;
  • CPF;
  • Telefone;
  • CEP;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Possibilidade de escrever uma mensagem personalizada.

Depois de enviar os dados, a concessionária da área que escolheu irá contactá-lo para proceder à marcação do mesmo.

Agora que já sabe como funciona um test drive, não espere mais e vá fazer o seu, divirta-se enquanto conduz o carro dos seus sonhos (mesmo que neste momento não o possa comprar).

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos pois teremos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.