Neste artigo, sobre investimentos, o NValores esclarece uma dúvida freqüente, principalmente de correntistas e investidores do Banco do Brasil. Poupança ouro ou POUPEX, qual a melhor?

Definição comum à Poupança Ouro e POUPEX.

As Contas Poupança são aplicações não consideradas como aplicações à vista (como as contas corrente, por exemplo). São contas de investimento básico, com retirada e aplicação sem burocracias, sem cobrança de impostos de pessoas física sobre os rendimentos, e com regras comuns a todos os bancos que oferecem este investimento, principalmente o Banco do Brasil, no caso da Poupança Ouro e POUPEX.

A Conta Poupança tem rendimentos de 0,5% ao mês + TR (taxa referencial de Juros). No final das contas, dá uma média de 0,65% de rendimento ao mês. Esta situação se encontra quando a Taxa SELIC – Taxa Básica de Juros da Economia definida pelo Conselho de Política Econômica do Banco Central – se encontra em mais de 8,5% ao ano.

Para situações onde a taxa SELIC for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da Poupança será de 70% da SELIC + TR. Isto significa que a poupança perde capacidade de pagar rendimentos quando a taxa de juros for menor que 8,5% ao ano.

Sobre Poupança Ouro

A Poupança Ouro é uma Conta Poupança, ou seja, uma conta de investimentos, oferecida a clientes do Banco do Brasil, para aplicações em caderneta de poupança. A principal característica da Poupança Ouro, que a diferencia das demais poupanças, é que os seus depósitos são aplicados para financiamento rural – dos programas de apoio ao Crédito Rural do Banco do Brasil.

A maioria das contas poupança oferecidas por bancos e instituições financeiras têm seus depósitos aplicados em Crédito Imobiliário.

A Poupança Ouro é administrada pelo próprio Banco do Brasil, e rende igual à todas as contas poupança.

Sobre POUPEX

A POUPEX é a sigla para Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX, instituição ligada tradicionalmente ao Exército Brasileiro. Teve início como Fundo de Habitação do Exército, mas hoje em dia oferece a correntistas, civis e militares, opções para investimento em Poupança e também financiamento imobiliário a taxas competitivas.

O correntista do Banco do Brasil pode optar por depositar os seus recursos na POUPEX, bastando selecionar esta opção quando realizar os investimentos.

Qual a melhor opção: Poupança Ouro ou POUPEX?

A definição de poupança enquanto investimento não tem nenhuma diferença entre Poupança Ouro e POUPEX. Se você quer apenas guardar o dinheiro para um imprevisto, ou para reservas de viagens, aquisições de carro, móveis, entre outros, qualquer uma das poupanças é válida. Isto se dá pois a Taxa de Rendimento das Cadernetas de Poupança é fixa, para qualquer Banco ou Instituição financeira administradora. Lembrando que a Poupança Ouro é administrada pelo Banco do Brasil e a POUPEX, apesar de ter o Banco do Brasil como intermediário, é administrada pela Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX.

Se você busca uma opção de investimento financeiro a longo prazo, nem deve procurar a poupança, pois o rendimento é baixo. Considere outras opções oferecidas pelo seu banco, como previdência privada, LCI, CDI, entre outras.

Caso você seja um produtor rural – ou queira ser – a melhor opção é a Poupança Ouro. Como os recursos da Poupança Ouro são destinados a crédito rural, tendo um bom saldo de Poupança Ouro poderá negociar uma redução de juros e amortização quando precisar contratar um crédito rural.

Já, caso você esteja buscando adquirir uma Casa Própria, através de financiamento da POUPEX, a opção da Poupança POUPEX é a melhor, pois o saldo desta poupança conta pontos na redução de juros e amortização do financiamento imobiliário POUPEX.

Continue informado

Para saber mais sobre informações financeiras, tributárias, e sobre empréstimos, financiamentos e investimentos, continue acessando o NValores, a sua melhor opção financeira.