O meu cartão de credito foi clonado. O que devo fazer?

A tecnologia permite reduzir distâncias. Através da internet e dos terminais eletrônicos, conseguimos fazer compras internacionais, adquirir produtos e serviços de uma maneira mais rápida e barata.

Mas nem sempre a tecnologia ajuda. Muitas quadrilhas se aproveitam disto para cometer crimes. E um deles é a utilização de dados de cartão de crédito.

Este tipo de “roubo de dados” acontece em duas situações.

Nas compras com máquinas e em terminais de autoatendimento, onde são instalados programas espiões, que clonam os dados do cartão. Assim, outra pessoa consegue utilizar estes dados para fazer compras.

Outra possibilidade é o roubo de dados pela internet.

Às vezes, ao efetuar uma compra em um site não seguro ou suspeito, um vírus de computador ou o próprio site pode utilizar indevidamente seus dados, o que acaba resultado em uma “clonagem” do cartão de crédito e posterior prejuízo financeiro, além de muita dor de cabeça.

Identificar se meu cartão de crédito está clonado

Quando alguém rouba seus dados, e acaba fazendo um cartão de crédito clonado, geralmente são feitas compras no exterior, em sites, ou ainda, em cidades onde você não reside.

Infelizmente, o usuário do cartão de crédito só descobre isso ao fazer uma compra real e verificar que o seu limite já foi estourado.

Por isto, é fundamental que você tenha em mãos o número da central de atendimento do cartão de crédito, para fazer consultas e reclamações, bem como o acesso pelo Internet Banking.

Ao receber a fatura para pagamento, faça uma conferência detalhada dos dados de compra, dos itens que estão sendo cobrados.

Ao descobrir uma compra suspeita, que você não identificou, entre em contato com o banco, para descobrir o CNPJ do estabelecimento e o local exato da compra efetuada.

Veja também: Como fazer o cartão CNPJ passo a passo

Devo pagar a fatura de um cartão clonado?

Neste caso, não.

A sua fatura virá com todos os valores detalhados, e se seu cartão foi clonado, virá com a identificação dos valores comprados. Se você com certeza não reconhece uma compra, o primeiro passo é solicitar o cancelamento do cartão.

Assim, o cartão clonado também será cancelado e não conseguirá efetuar novas compras em seu nome.

Depois, tenha a lista detalhada de todas as compras não reconhecidas em sua fatura. Verifique com o gerente do seu banco, ou com a central de atendimento, o passo a passo específico para contestar estes valores.

Mas é importante lembrar que o Banco só irá retirar de sua fatura os valores que você não reconhece como devidos.

E este processo pode demorar até o fechamento e vencimento de sua próxima fatura. Por isto, efetue o pagamento parcial da fatura, para que o banco não cobre juros e multa, nas compras que são devidas.

Ao fazer o pagamento parcial, tenha o cuidado de fazer o pagamento exato daqueles itens que você reconhece como devidos, somando inclusive preço de anuidade ou outra tarifa que porventura seja cobrada.

Meu cartão está no débito automático e foi clonado, o que devo fazer?

Neste caso, como seu cartão está no débito automático, cancele a autorização de débito.

E depois, faça manualmente o pagamento dos valores corretos, conforme explicamos acima.

Se você for debitado em todos os valores, isso pode fazer você entrar em cheque especial e perder o dinheiro que você realmente pagou, e como o processo de estorno de valores é demorado, é melhor se prevenir disto.

Como evitar que meu cartão seja clonado?

Para usar o seu cartão de crédito com segurança e praticidade, recomendamos algumas dicas de segurança.

1 – Nunca compre em sites suspeitos

Não visite sites que oferecem preços impraticáveis, impossíveis de ser mantidos.

Desconfie das promoções com descontos muito altos.

E verifique se o site onde está comprando é um site seguro e real.

Para compras pela internet, você só pode informar dados de pagamento em sites com o início “HTTPS://”. Isto indica que o site é seguro, e a conexão está livre de invasões por terceiros.

2 – Mantenha seu antivírus atualizado

O antivírus do computador deve estar atualizado, para que sua máquina não seja invadida por um programa espião, destes que rouba dados.

Assim, você evita que o seu cartão de crédito seja clonado e sua conta bancária seja invadida.

3 – Não informe dados de cartão de crédito por email.

Mesmo o email sendo seguro, não envie dados de cartão de crédito ou senhas por ele. O destinatário do seu email pode enviar isto a outra pessoa, ainda que sem querer, e acabar expondo seus dados pessoais indevidamente.

4 – Sempre verifique a máquina onde vai passar seu cartão de crédito.

Tenha cuidado nos estabelecimentos onde você vai comprar.

Nunca dê o seu cartão de crédito ao garçom, frentista de posto de gasolina ou vendedor. Deixe que você mesmo insira o cartão na máquina, e verifique se você está digitando sua senha corretamente.

Cuidado também com o valor da compra. Se você duvida da máquina onde está passando o seu cartão e tem medo dele ser clonado, digite a senha incorretamente uma vez.

Programas espiões não estão conectados à rede do cartão de crédito, e podem inclusive “validar” a compra se você digitar a senha incorretamente.

Categorias: Cartões
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt <a href="https://pt.linkedin.com/in/ricardo1rodrigues" target="_blank" rel="nofollow noopener noreferrer">LinkedIn</a>