Os bancos públicos e privados geralmente oferecem aos seus clientes, os chamados correntistas, dois tipos de conta básica.

A Conta Corrente é utilizada para armazenar e utilizar dinheiro, de maneira líquida, sem rendimentos imediatos, sendo usada para receber, sacar e pagar. Também dá direito a talão de cheques, cheque especial quando o caso, débito automático, acesso a Internet Banking e outras funcionalidades.

A Conta Poupança, por sua vez, é uma Conta específica para movimentação e transação da chamada “Caderneta de Poupança”. Tem uma taxa de rendimentos mensais estipulada pelo Governo Federal, através da conta da taxa básica de juros da economia. É uma opção simples e barata de investimento. Também pode ser utilizada para pagamento de contas, saques e recebimento de valores.

Além destes dois tipos de contas, os bancos também são obrigados a oferecer a Conta Salário, que é uma conta mais simples, sem nenhuma tarifa. Também não tem direito a cheque especial ou cartão de crédito, nem operações de débito automático. É utilizada apenas para recebimento de salário e saque de dinheiro, ou pagamento de contas em caixa eletrônico.

Contas na Caixa Econômica Federal

A CAIXA costuma dizer que é mais que um banco. E é mais que um banco, ela é uma empresa pública, de propriedade da União (Governo Federal), com a natureza de Caixa Econômica. Antigamente, os Estados também tinham suas próprias Caixas Econômicas, mas todas elas já foram liquidadas ou privatizadas.

Como a CAIXA mistura operações de banco com serviços públicos, tais como FGTS e Bolsa Família, por exemplo, tem uma natureza diferente, e suas contas tem códigos.

Códigos de Operação na CAIXA

Para que você possa enviar recursos, depositar, pagar salários, solicitar cheques e fazer operações de débito automático ou pagamento de contas, precisa conhecer quais são os Códigos usados pela CAIXA para as suas operações.

Os outros bancos geralmente fazem a identificação apenas pela Agência e Número de Conta, de maneira simples, e com a opção de depósito em Conta Corrente ou Poupança.

A CAIXA por sua vez tem uma lista das chamadas “Operações”. É uma sequência de três números, que vem antes da identificação da Conta.

  • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física

Identifica que a pessoa pode receber depósitos de terminais 24 horas, emitir cheques, entre outras funcionalidades, pois possui uma Conta Corrente.

  • 002 – Conta Simples de Pessoa Física

Se o código 002 está antes do número da Conta da pessoa na Caixa Econômica Federal, isto quer dizer que é uma conta do tipo salário. Só pode receber recurso de salário, ou seja, não recebe depósito em envelopes. Também não movimenta cheques. E a pessoa só pode realizar saques e fazer pagamentos em terminais eletrônicos, ou na Agência.

  • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica

Como o próprio nome diz, é uma Conta Corrente, de uma Pessoa Jurídica (Empresa, Associação, Igreja, Condomínio, entre outros) com CNPJ.

  • 006 – Entidades Públicas

Conta para utilização pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal.

  • 007 – Depósitos Instituições Financeiras

Código para que outros bancos depositem valores em contas na CAIXA.

  • 013 – Poupança de Pessoa Física

Como dissemos aqui no NValores anteriormente, é a Caderneta de Poupança da Caixa. Rende juros conforme estabelecido pelo Governo Federal e é uma boa opção para guardar e economizar dinheiro

  • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica

Este código de operação é utilizado para a poupança de Pessoa Juridica, ou seja, conta de CNPJ.

  • 023 – Conta Caixa Fácil

Este código de operação da Caixa é para uma conta especial, quando o cliente não vai na Agência. Ele pode abrir esta conta em Casas Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui. Tem limite de quatro saques por mês, e pode efetuar depósitos e acessar terminais eletrônicos e Internet Banking. Não tem tarifas, e se destina a quem não possui nenhuma conta corrente na Caixa.

  • 028 – Poupança de Crédito Imobiliário

Conta específica para Clientes da Caixa, com investimento em Crédito Imobiliário

  • 043 – Depositários Lotéricos

Operação de uso exclusivo das Loterias Caixa, para as operações de depósito e compensação financeira.

Códigos Mais Usados na CAIXA

Se você realmente precisa depositar uma quantia para um amigo, funcionário, vendedor ou prestador de serviços que tenha conta na Caixa, apenas pergunte:

  • 1 – A sua conta é do tipo Salário (003)? Se for, você não consegue depositar no Caixa 24 Horas.
  • 2 – Vou depositar na Conta Corrente, Poupança ou Conta Caixa AQUI?

A Conta Corrente de Pessoa Física corresponde ao código 001. A Poupança de Pessoa Física corresponde ao Código de Operação 013. E a Conta CAIXA Fácil (Caixa AQUI) tem código 023. Para conta de CNPJ – Pessoa Jurídica, as opções são a operação 003 – Conta Corrente e 022 – Poupança.

Mais alguma dúvida

Procure os artigos escritos pela equipe do NValores, e caso esteja precisando de alguma solução financeira, procure nossa consultoria online. Estamos à disposição.