O surgimento de uma nova classe média no Brasil e o crescimento económico que se verificou no país incentivou muitos brasileiros a apostarem em seu próprio negócio. Se você também pretende seguir o caminho do empreendedorismo pode ter interesse em saber como conseguir um empréstimo para abrir micro empresa.

Felizmente, para todos aqueles que pretendem se tornar patrões de seu próprio destino, hoje existem diversas formas de conseguir acesso ao microcrédito.

Empréstimos para empresas: O que é o microcrédito

Iniciar um novo negócio sem qualquer financiamento é uma tarefa muito difícil. Por forma a dinamizar o mercado empresarial e para motivar a aposta na abertura de pequenas empresas, surgiu o microcrédito.

O microcrédito é uma excelente forma de promover a economia popular, oferecendo recursos a uma atividade produtiva de pequeno porte. O principal benefício desse tipo de empréstimo para abrir micro empresa é a geração de trabalho, desenvolvimento local, renda e claro, a promoção de inclusão social.

Apesar desses objetivos serem transversais a todas as entidades que promovem esse tipo de empréstimo para empresa, é importante referir que você vai encontrar condições muito diferentes de banco para banco.

Condições do empréstimo para empresas

O financiamento para quem pretende abrir seu próprio negócio está mais competitivo do que nunca. Hoje, você pode conseguir um empréstimo para abrir micro empresa com taxas de juros de apenas 0,5% ao mês.

É claro que condições para conseguir financiamento variam de banco para banco, mas O Conselho Monetário (CMN) define trimestralmente a taxa que rege esse tipo de empréstimo.

Uma ótima forma de conhecer suas opções é fazer simulações no site do Banco do Brasil. No referido site você pode fazer diversas simulações, o que facilita sua missão de encontrar o empréstimo mais competitivo do mercado.

Os prazos de pagamento dependem depois com o destino dos recursos e com a capacidade de pagamento de cada empresário. No Itáu Microcrédito, um dos programas especializados no financiamento de micro empresas, a média de pagamento é de apenas 7 meses.

De acordo com a visão dos responsáveis pelo Itáu Microcrédito, não é vantajoso prolongar demasiado o prazo de pagamento, pois os pequenos empresários tendem a crescer rapidamente, o que significa que eles podem precisar de novos créditos para outros fins.

De qualquer forma, o ideal é associar sempre o prazo de pagamento ao ciclo natural de cada negócio. Dessa forma, é possível evitar certas dificuldades.

A importância dessas linhas de financiamento

Conseguir um empréstimo para abrir micro empresa com condições vantajosas é de enorme importância, não só para cada empreendedor individual, mas também para a economia do país.

O incentivo ao empreendedorismo permite promover uma maior social e dinamizar a criação de empregos. Através de linhas específicas de financiamento é possível criar um novo tecido empresarial, que muitas vezes consegue originar outros empregos e assim fortalecer a economia local.

Se você pretende finalmente abrir seu pequeno negócio e alcançar a independência financeira e profissional, não hesite em procurar o melhor empréstimo para abrir micro empresa da atualidade. Ou pelo menos, tente encontrar uma opção que se adapte às suas necessidades e a seu modelo de negócio.