Como abrir caderneta poupança com o nome sujo no banco

São muitos os brasileiros que devido à instabilidade económica do país acabam por não conseguir pagar os créditos que têm em vigor, ficando assim com o nome sujo no banco.

No entanto, apesar desta situação, muitos são aqueles que gostariam de abrir caderneta poupança mesmo tendo este problema com as entidades bancárias.

Hoje o NValores.br irá explicar-lhe se é possível fazê-lo e como o poderá fazer no caso de haver efetivamente essa possibilidade.

Tudo o que precisa saber sobre ter o nome sujo no banco

Na teoria, o que acontece é que se você tem efetivamente o seu nome sujo numa entidade bancária, é porque não tem dinheiro para pagar o crédito ou empréstimo que lhe foi concedido.

No entanto, na prática a questão nem sempre é assim tão reta, pois podem existir diversos motivos para determinado valor não ter sido liquidado atempadamente.

Mas, antes de perceber se pode ou não abrir caderneta com o nome sujo no banco é importante compreender o que é que significa na verdade esse termo.

Este termo é utilizado quando uma empresa ou pessoa singular, tem o seu nome cadastrado no SERASA (é uma empresa que possibilita a Centralização de serviços de bancos) ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

No entanto, enquanto a SERASA se concentra em dívidas bancárias de clientes particulares, o SPC armazena no seu banco de dados os devedores do comércio. Aliás, o SPC, ao contrário da SERASA, é um órgão que pertence a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

De forma simplificada, ambas as entidades têm como principal objetivo repassar as informações sobre quem se encontra devendo dinheiro para alguma instituição (sendo que ambas fornecem informações entre si sempre que necessário).

É importante ter em conta, que no caso de querer solicitar um cartão de crédito, empréstimo ou qualquer tipo de financiamento, ambas as instituições são consultadas previamente de forma a verificar se você tem ou não o nome limpo (ou seja, que não tem qualquer tipo de dívida nos bancos brasileiros).

Como abrir caderneta poupança com o nome sujo no banco

Mesmo que você tenha o nome sujo em alguma instituição, saiba que tem todo o direito em abrir uma caderneta poupança, uma vez que a mesma não será utilizada para qualquer tipo de acesso a crédito ou cheques (ou seja, é impossível que a pessoa seja um risco para o banco).

No entanto, é importante que tenha em conta que pode abrir uma caderneta poupança com o nome sujo no banco (uma vez que o historial de crédito não será analisado), mas que por vezes os bancos tendem a não facilitar a abertura da mesma.

No caso de isso acontecer (ou seja, se o banco lhe negar a criação da caderneta poupança) deve tomar todas as providências necessárias, incluindo contactar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e o Banco Central de forma a denunciar esse tipo de prática ilegal por parte do banco.

De forma a abrir uma caderneta poupança com o nome sujo no banco, você deve primeiramente saber quais os requisitos mínimos (como por exemplo valor de abertura) e quais os documentos necessários para a realização dessa mesma abertura.

Por norma os documentos solicitados são: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência (no entanto, convém verificar com o banco em primeiro lugar se necessita de mais alguma documentação).

Como resolver a questão do nome sujo

Se você tem efetivamente um problema com alguma entidade bancária, é importante que tente arranjar uma solução de forma a limpar o seu nome (pois de futuro pode vir a necessitar de um crédito e o mesmo será negado).

A melhor forma de o fazer é tentar pagar todo o valor que já se encontra em aberto, no entanto sabemos que nem sempre esta se torna uma opção viável, pois a maioria dos brasileiros não tem dinheiro para pagar as dívidas.

Outra opção é falar diretamente com o banco e tentar renegociar a sua dívida, de forma a facilitar todo o processo de pagamento e consequentemente de limpeza do seu nome no SERASA e no SPC.

Agora que já sabe como pode abrir uma caderneta poupança com o nome sujo no banco, não existe nenhum motivo para não investir o seu dinheiro numa poupança a longo prazo.

Se já conseguiu superar os seus problemas bancários, e neste momento necessita de um novo tipo de crédito, poderá contactar-nos, pois, podemos ajuda-lo nessa análise e contratação de crédito.

Se tiver alguma dúvida ou questão relativamente a este tema, não hesite em contactar-nos, pois estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.


Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home2/ricardo/public_html/nvalores.com.br/wp-content/themes/generatepress/content-single.php on line 37