Nubank: Um cartão de crédito sem anuidade e platinum

Surgiu há bem pouco tempo no mercado brasileiro um novo cartão de crédito, sem anuidade, e que oferece aos seus clientes uma taxa de juro bem menor do que as praticas no mercado.

Mais de 1 milhão de pessoas já o utiliza, sendo que o mesmo é utilizado maioritariamente pelos mais jovens, e é emitido pela administradora de cartões Nubank (uma start-up criada em 2014 que tem como principal objetivo a redução de custos para o seu utilizador utilizando para isso o Smartphone).

O mercado dos cartões de crédito atingiu juros que rondam os 414,3% ao ano no rotativo do cartão, de acordo com dados de setembro de 52045 do Banco Central.

A Nubank cobra uma taxa máxima de144,9% ao ano (como vê é uma diferença abismal).

Saiba tudo sobre o Nubank

O Nubank, além de ter uma das taxas de juro mais baixas do mercado, tem todos os benefícios de uma categoria platinum (como assistência pessoal 24h, descontos em restaurantes, lojas e cinemas) que por norma estão associados a cartões com tarifas de renda bastante superior.

A possibilidade de ter esta redução de custos para o cliente é possível, pois a empresa tem um custo de operação bastante mais baixo que um banco, pois atua exclusivamente através da internet (com celulares ou computadores), sendo que todo o processo é realizado por esta via (não existe nenhum balcão físico associado à empresa).

Este cartão de crédito não tem qualquer anuidade nem tarifas de adesão, sendo que a fonte de receita da Nubank é uma parcela da taxa que é obtida nas operações realizadas, que é posteriormente repassada aos emissores, assim como uma parcela ainda menor da taxa de juro associada ao parcelamento das faturas.

É importante salientar, que a ausência de tarifas não é o principal atrativo do Nubank, sendo apenas 1 dos atrativos. O principal, passa essencialmente pela notoriedade que está a obter e pela inovação do seu aplicativo que se encontra disponível para IOS e Android.

Você acha estranho? Pois bem, vejo como é simples.

Quando você realiza um pagamento, o aplicativo mostra o lançamento informando o valor, data, hora, nome do estabelecimento, categoria deste (restaurante, mercado, transporte, etc.) e, sempre que possível, o ponto em um mapa correspondente ao local da compra.

Podem também aparecer outras informações relacionadas, como confirmação do pagamento de uma fatura, data de desbloqueio do cartão, assim como o limite de crédito que você ainda pode gastar. Como tudo é atualizado ao minuto, você consegue ter um controlo enorme sobre todas as suas transações.

Pelo aplicativo você pode também recuperar a sua senha de acesso, entrar em contato com o suporte via chat (há um 0800 e um e-mail de atendimento como opções) e até mesmo bloquear temporariamente o seu cartão de crédito.

Como funciona o crédito na Nubank

O crédito que é concedido pela Nubank é fruto de investimentos realizados por várias empresas (Sequoia Capital –que tem Apple, Google e YouTube no portfólio– e Kaszek Ventures).

O período de adesão pode demorar até 3 meses (pois a análise de crédito é bem conservadora, pois se houver muitas pessoas a falharem a prestação a empresa vai à falência).

No entanto, a espera compensa pois existem já milhares de clientes satisfeitos, que apontam como únicos defeitos deste cartão de crédito o plafond baixo assim como a falta de um programa de pontuação que permita trocar pontos por descontos em parceiros ou milhas.

No entanto, é importante salientar que o limite de crédito de cada cliente tem por base informações de renda fornecidas pelo usuário, assim como na checagem em empresas de informações financeiras, como a Serasa e a Boa Vista SCPC. Mas o próprio cliente pode regular através do aplicativo o seu limite de crédito aumentando ou diminuindo o valor dentro de uma faixa estabelecida.

Como obter um cartão de crédito Nubank?

Numa fase inicial você deve conseguir um convite para solicitar o seu. Como os cartões e as avaliações são realizadas faseadamente, e de acordo com a análise de crédito (de forma a assegurar a qualidade do serviço, assim como do cliente) existe uma lista de espera (pois a demanda é maior que a oferta).

Existem duas formas diferentes de você conseguir o seu convite. A primeira passa por entrar no site do Nubank, clicar em “Pedir meu convite”, se cadastrar e aguardar. A segunda costuma ser mais simples e eficiente que é receber uma indicação de uma pessoa que já possui o cartão (esta indicação apena faz com que você passe à frente da lista de espera)

O convite chega por e-mail, sendo que depois basta instalar o aplicativo do Nubank em seu celular e digitar o código informado na mensagem que recebeu. O processo de cadastro completo terá início. Tenha sempre o cuidado de preencher tudo corretamente para não dar erros.

Durante todo o procedimento, o aplicativo te irá instruir a tirar uma selfies (sim, uma selfie), a tirar fotos de frente e versos do seu RG e fazer a sua assinatura com o dedo sobre a tela do celular. Todos estes dados vão ser depois transmitidos ao sistema da Nubank pela ferramenta.

Não é necessário enviar comprovante de renda, extrato de conta bancária, declaração de Imposto de Renda, nem nada do tipo.

Como é efetuada a entrega do cartão Nubank?

Se quando você fizer a seu cadastro tudo estiver correto, o cartão chega m sua casa em aproximadamente 2 semanas (mas pode demorar um pouco mais dependendo da região em que você mora ou por conta de problemas de logística).

Quando o seu cartão chegar, você tem apenas de fazer o desbloqueio do mesmo através do próprio aplicativo (bastando para isso colocar a informação dos últimos quatro dígitos do cartão no campo que corresponde).

Vale a pena ter um cartão de crédito Nubank?

Para uma grande parte das pessoas a isenção da anuidade, a não cobrança de tarifas (como adesão e abertura de dossier) e os juros bem mais baixos do mercado são alternativas bem atrativas para o cliente.

No entanto, apesar destas questões que salientamos antes, o principal diferencial deste cartão de crédito é o controlo proporcionado pelo próprio aplicativo (a ferramenta é bem simples de utilizar e permite ao usuário ter uma noção muito clara das suas despesas e gastos – desta forma o usuário não se descontrola com os montantes gastos).

Outra das vantagens é a relativa facilidade de conseguir um cartão MasterCard Platinum com pouca burocracia.

Embora de forma geral valha a pena ter um cartão de crédito Nubank, existem muitas pessoas que ainda não estão convencidas, pois o mesmo além de apenas apresentar bandeira MarsterCard, não tem um programa de fidelidade (e isso é bem importante pois muita gente concentra os seus gastos no cartão de crédito para conseguir ter pontos e converter em produtos, serviços e, principalmente, milhas de passagens aérea).

O Nubank Brasil ainda estuda a criação de um programa próprio, mas por enquanto, o cliente só pode contar com o Surpreenda, da MasterCard (que convenhamos, não é grande coisa).

Principais características do cartão de crédito Nubank

Embora já tenhamos salientado as maiores características do cartão de crédito da Nubank, veja na lista seguintes todas as que este cartão revolucionário tem para lhe oferecer:

  • Cartão de crédito Digital isento de anuidade ou qualquer tipo de tarifa;
  • Cartão com bandeira Mastercard Internacional que pode ser usado em mais de 30 milhões de estabelecimentos por todo o mundo;
  • Este cartão é uma novidade no mercado brasileiro já que funciona por meio de celulares com Android ou iOS;
  • A fatura é digital e pode ser enviada mensalmente para o seu email;
  • Os dados são preenchidos online e o aplicativo utiliza a câmara do seu celular para digitalizar seus documentos e enviar pela internet para uma plataforma do Nubank;
  • Você também recebe o cartão físico tradicional em sua casa pelo correio;

Agora que você já conhece todo o funcionamento do cartão de crédito Nubank, sem anuidade e Platinum já não há motivo para não solicitar um (por convite) e começar já a poupar nas anuidades e nas taxas de juro dos seus cartões de crédito.

Embora ainda esteja numa fase inicial, a Nubank promete continuar a revolucionar o sistema de cartões de crédito em Portugal.

Se tiver alguma dúvida ou questão sobre a Nubank, não hesite em contactar-nos, que teremos todo o gosto em esclarece-lo.


Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home2/ricardo/public_html/nvalores.com.br/wp-content/themes/generatepress/content-single.php on line 37